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Qualidade da comunicação promotora da saúde: como avaliar? Proposta de instrumento de avaliação de campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Evaluating the effectiveness of health communication: a proposed tool for evaluating sexually transmitted infections (STI) prevention campaigns

Calidad de la comunicación promotora de la salud: ¿cómo evaluarla? Propuesta de instrumento de evaluación de campañas de prevención de infecciones de transmision sexual (ITSs)

O que pode ser considerado comunicação de qualidade para a promoção da saúde e da prevenção de ISTs entre jovens? Este artigo apresenta uma proposta de metodologia de pesquisa para avaliar a qualidade de peças produzidas no contexto de campanhas de comunicação pública, tais como vídeos, cartazes, folhetos, mídias sonoras e impressas, postagens em redes sociais on-line etc. Os indicadores utilizados para determinar parâmetros de qualidade foram extraídos da literatura especializada e sistematizados em um roteiro de avaliação, com sete blocos temáticos articulados em torno de proposições normativas. Neste artigo, caracterizamos tal roteiro, sua fundamentação e sua forma de aplicação, que buscam responder ao desafio de determinar o que é qualidade em teoria e prática na comunicação promotora da saúde. Trata-se de um instrumento objetivo sobre corpora extensos que pode ser aplicado por pesquisadores individuais ou equipes.

Palavras-chave
Comunicação em saúde; Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); Campanhas de saúde pública


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