Objetivou-se compreender a perspectiva de usuários sobre Educação em Saúde e seu significado no cotidiano, mediante pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes foram 11 usuários cadastrados em uma Equipe de Saúde da Família em Montes Claros, MG, Brasil, com frequência igual ou superior a cinco atividades em grupos educativos desenvolvidos na unidade de saúde em 2007. Os dados, coletados em entrevistas não estruturadas, foram analisados pela análise do discurso. Resultados revelaram três categorias empíricas: "A prática de Educação em Saúde na Equipe de Saúde da Família"; "A Educação em Saúde propicia uma aprendizagem significativa"; "A Educação em Saúde favorece mudanças na saúde do usuário". Os grupos educativos, em cujas sessões utilizaram-se pedagogias de condicionamento, transmissão e/ou problematização, favoreceram aprendizagem significativa do usuário, propiciando mudanças nos hábitos de vida, no exercício da autonomia e na responsabilização pela saúde.
Educação em Saúde; Aprendizagem; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Pesquisa qualitativa