Escola
|
• |
Escola Federal... |
|
• |
Escola Estadual... |
|
• |
Escola Municipal... |
|
• |
Escola ... |
|
Tema
|
• |
…é a noção/tema/problema que parece adequado para o desenvolvimento de um projeto de ensino sob o ponto de vista de meus estudantes de ILA. Também podemos explorar essa noção/tema/problema em nossa aula de ILA quando ensinamos e aprendemos sobre… |
|
Justificativa
|
• |
O projeto foi motivado por ... |
|
• |
O projeto é relevante porque… |
|
• |
A noção/tema/problema a ser explorado está relacionada/o ao nosso currículo da seguinte forma... |
|
Princípios
|
• |
Situação diagnóstica: Nos últimos dois anos, a escola tem sido… |
|
• |
Construção colaborativa do conhecimento: todos (assistentes educacionais, professoras, diretora, pais e mães etc.) na comunidade escolar podem oferecer informações e ajudar a completar o projeto |
|
• |
O papel dos estudantes como aprendizes ativos e pesquisadores de sua própria realidade: Os estudantes são/foram capazes de… |
|
• |
O papel das professoras como educadoras, mediadoras e aprendizes: a professora sugeriu que os estudantes.../solicitou aos estudantes que... |
|
• |
Interdisciplinaridade: o tópico/tema/problema está relacionado a artes, química, matemática ou filosofia da seguinte forma: ... |
|
• |
Consciência sociopolítica: O projeto pode suscitar consciência política da seguinte forma: .../ O projeto pode gerar transformação social da realidade do próprio estudante da seguinte forma: ... |
|
Objetivo(s)
|
• |
Trazer à consciência da comunidade escolar a importância/ a relevância/ a contribuição/ o perigo/ os benefícios/ os riscos de… |
|
• |
Mudar as atitudes da comunidade escolar com relação a… |
|
• |
Outro objetivo expressado por um verbo que representa o que meus estudantes e eu gostaríamos de alcançar. |
|
Participantes
|
• |
Meus estudantes e eu |
|
• |
A comunidade escolar como um todo (pais e mães, funcionários, instituições, ...) |
|
• |
Professoras de outras disciplinas em diferentes áreas do conhecimento e estudantes de outros níveis de ensino. |
|
• |
Outras instituições na comunidade. |
|
Etapa e modalidade de ensino
|
• |
Pré-escola? |
|
• |
Fundamental I? |
|
• |
Fundamental II? |
|
• |
Ensino Médio? |
|
• |
Educação de Jovens e Adultos? |
|
• |
Educação profissional e tecnológica? |
|
Metodologia
|
• |
Procedimentos: ações que tornam possível alcançar o objetivo. |
|
- |
Exploraremos o problema/tema/tópico escolhido em nossas aulas de ILA da seguinte forma: |
|
- |
Ensinaremos e aprenderemos os seguintes componentes do currículo de ILA para desenvolver nosso projeto: |
|
- |
Para alcançar nossos objetivos neste projeto, iremos: |
|
|
• |
gravar os sons de… |
|
|
• |
filmar/tirar fotografias de … |
|
|
• |
submeter um questionárioentrevistar… |
|
|
• |
observar… para …; |
|
|
• |
desenhar e produzir um instrumento… |
|
|
• |
promover um evento… |
|
|
• |
publicar um… |
|
- |
Materiais: recursos utilizados nos procedimentos, como celulares, câmeras, projetores multimídia (datashow), ferramentas para…, computadores, grafite, materiais reciclados, pintura, tinta, canetas/lápis/pincéis, diferentes tipos de papel, materiais de plástico, jornais, revistas etc. |
|
Avaliação/
Resultados
|
• |
Os resultados foram…Os resultados mostram que… |
|
• |
Ao elaborar e implementar o projeto, percebemos/ aprendemos que…isso afetou a comunidade escolar da seguinte forma… |
|
• |
Como resultado, nós… Não era o que esperávamos porque…O contexto/ambiente escolar mudou/não mudou em relação a ... |
|