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A PIRÂMIDE INVERTIDA E SEU ESPAÇO/LUGAR (DE LEITURA): UM ESTUDO COMPARATIVO DE “LEAVING LAMU” DE LILY MABURA (QUÊNIA), “THE HOMECOMING” DE MILLY JAFTA (NAMÍBIA) E “PORCELAIN” DE HENRIETTA ROSE-INNES (ÁFRICA DO SUL)

Resumo

Este artigo enfoca o aspecto narratológico do cenário conforme os conceitos distintos de “espaço” e “lugar” defendidos pelo geógrafo humanista Tuan (2012, 2001). Para explorar tal aspecto, selecionamos três contos de autoras africanas contemporâneas que mantêm o continente africano como cenário principal: “Leaving Lamu” de Lily Mabura (Quênia); “Porcelain” de Henrietta Rose-Innes (África do Sul), e “The Homecoming” de Milly Jafta (Namíbia). Em nossa análise e comparação dos contos, detalhamos como o espaço descrito em cada uma das histórias se torna um lugar para cada uma das protagonistas. Recorremos também a pressupostos pós-coloniais (Ashcroft et al., 2013) para informar o leitor sobre as idiossincrasias de um continente, ainda visto como “exótico” por muitos, cujas sutilezas, por meio da prática literária, se tornam familiares, pois são, acima de tudo, humanas.

Palavras-chave:
Espaço; Lugar; Pós-colonialismo; África

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