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Aprendizagem do Português por imigrantes Haitianos: Percepção das Consoantes Liquidas /l/ e /ɾ/

Portuguese Language Learning by Haitian Immigrants: the Perception of the Liquid Consonants /l/ and /ɾ/

Resumo:

Este artigo versa sobre a aquisição do português brasileiro como Língua Adicional por imigrantes haitianos, mais precisamente no que tange à percepção das consoantes líquidas /l/ e /ɾ/ na posição intervocálica, em formas como pala, mala, Sara. Participaram do estudo 14 imigrantes haitianos residentes, no momento da pesquisa, na cidade de Pato Branco-PR, com média de idade de 30,07 (DP = 4,98), todos do sexo masculino. A discussão dos dados é pautada nos pressupostos teóricos da Aquisição Fonológica de L2 (FLEGE, 1995; BEST; TYLER, 2007) e os resultados mostram tendência ao processo de assimilação, ou seja, sem a categorização separada de /l/ e /ɾ/. Verifica-se ainda um efeito positivo do tempo de curso e do fato de o informante residir no Brasil com sua família haitiana, com melhor desempenho para aqueles que frequentam curso por mais tempo e residem no país com sua família.

Palavras-chave:
Língua Adicional; Imigrantes Haitianos; Percepção

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