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DIRETO DA SARJETA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CANGAÇO OVERDRIVE, DE ZÉ WELLINGTON E WALTER GEOVANI, E RONIN, DE FRANK MILLER

STRAIGHT FROM THE GUTTER: POSSIBLE ASSOCIATIONS BETWEEN ZÉ WELLINGTON AND WALTER GEOVANI’S CANGAÇO OVERDRIVE AND FRANK MILLER’S RONIN

Resumo

O presente artigo discute as conexões entre as HQs Cangaço Overdrive (2018), de Zé Wellington e Walter Geovani e Ronin (1983-1984), de Frank Miller. As duas obras foram pioneiras em seu trânsito por diferentes tradições artísticas — enquanto Ronin antecipou o movimento cyberpunk, Cangaço Overdrive articulou elementos que configurariam o sertãopunk ainda antes do movimento tomar forma. Ambas também tomam como ponto de partida a ressurreição de uma figura de um passado heroico em um futuro distópico, mas se diferenciam na forma como desenvolvem a relação dessas figuras com o mundo ao qual elas retornam em seu deslocamento temporal — isto é, tratam de maneira radicalmente diversa a relação do passado com o futuro. Defende-se, a partir deste cotejo, que as semelhanças superficiais entre as obras são menos significativas em sua análise conjunta do que suas diferentes apreensões do capitalismo tardio, expressivas dos movimentos literários a que se associam e de seus respectivos quadros ideológicos.

Palavras-chave
Sertãopunk; Cyberpunk ; Quadrinhos; Distopia; Hibridismo

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