Acessibilidade / Reportar erro

CURSO ENGLISH ONLINE 3D NO MOODLE: UMA PROPOSTA DE ARTEFATO DIGITAL PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA MODALIDADE HÍBRIDA

ENGLISH ONLINE 3D ON MOODLE: A PROPOSAL OF DIGITAL TEACHING MATERIAL TO TEACH ENGLISH AS AN ADDITIONAL LANGUAGE IN A BLENDED MODALITY

Resumo

Estudos prévios discutem modelos/frameworks para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de inglês como língua adicional na área de Linguística Aplicada. Por outro lado, percebemos ainda a necessidade de melhor estabelecer diretrizes para orientar o desenvolvimento de recursos digitais, já que os modelos existentes raramente descrevem os procedimentos deste processo. Para isso, o objetivo deste artigo é descrever um modelo para dar suporte ao desenvolvimento de artefatos digitais, tendo por base uma perspectiva sociocultural para o ensino de línguas, bem como incluindo e implementando em seu design a pedagogia de gêneros e de multiletramentos. Para ilustrar o Modelo Cíclico de Desenvolvimento de Artefatos Digitais (MoDE), apresento o English Online 3D e destaco as fases que envolvem o design de materiais digitais, as quais são: (1)Análise, (2)Planejamento, (3)Design da interface, (4)Testagem do protótipo, (5)(Re)design, (6) Aplicação e (7) Avaliação.

Palavras-Chave
English Online 3D; Materiais Didáticos Digitais; Design; Curso Online; Moodle

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br