Acessibilidade / Reportar erro

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE L2: UMA REVISÃO SOBRE CAMINHOS E POSSIBILIDADES

ACTIVE METHODOLOGIES AND DIGITAL RESOURCES FOR L2 TEACHING: A REVIEW IN WAYS AND POSSIBILITIES

Resumo

O artigo é uma revisão sobre o tema das Metodologias Ativas e do Ensino Híbrido para o ensino de L2 integrado com tecnologias digitais, sobretudo como as Metodologias Ativas subsidiam duas lacunas frequentes na formação do docente de línguas: o ensino de L2 para crianças e a utilização integrada de recursos digitais. A primeira consiste na falta de abordagem para o ensino de L2 para crianças, de forma que sua prática pedagógica é uma bricolagem de elementos. A segunda enfatiza o uso de recursos digitais de forma integrada aos espaços de aprendizagem. É apresentada uma retomada dos conceitos de Metodologias Ativas e trazida a reflexão decorrente da temática para a formação docente hoje. O trabalho aponta a urgência desses temas nos cursos de licenciatura, bem como uma integração refletida de recursos digitais na prática pedagógica.

Palavras-chave
Metodologias Ativas; Ensino de L2 para crianças; Recursos Digitais; Formação de Professores

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br