Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO DE INGLÊS NA LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: MULTILETRAMENTOS DIGITAIS E INTERSECCIONALIDADE

REMOTE ENGLISH TEACHING-LEARNING EXPERIENCES IN THE TEACHING DEGREE IN ENGLISH DURING THE COVID-19 PANDEMIC: DIGITAL MULTILITERACIES AND INTERSECTIONALITY

Resumo

A pandemia de COVID-19 tem evidenciado ainda mais a relevância do uso de recursos digitais, agora especialmente para o estudo e/ou trabalho remoto em contexto de isolamento social. Este artigo discute o ensino-aprendizagem remoto de inglês como L2 na licenciatura em Letras/Inglês da UFPB, destacando questões linguísticas e temáticas essenciais para a formação docente. Enfatizando metodologias ativas (MORAN, 2018) para a instrução baseada em conteúdo (GRABE; STOLLER, 1997; STRYKER; LEAVER, 1997) na abordagem dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015), do ensino remoto emergencial (HODGES et al., 2020) e da interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; COLLINS; BILGE, 2016), a experiência ora relatada assinala a importância da proatividade dos/as alunos/as, da flexibilidade do/a professor/a, da escolha dos temas-geradores e da adequação dos textos-base para o alcance de bons resultados.

Palavras-chave
Ensino-Aprendizagem Remoto; Inglês como L2; Recursos Digitais; Licenciatura; Pandemia de COVID-19

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br