Acessibilidade / Reportar erro

AFFECTIVE (MIS) ENCOUNTERS IN A DOLL'S HOUSE1 Note This article constitutes an enlarged version of the text "(Des)encontros afetivos em uma casa de bonecas", presented at ABRALIC, Universidade Estadual da Paraíba (2013). I would like to thank Professor Michael Harold Smith (UFPB) for his affective contribution in the revision of this text.

O conto de Katherine Mansfield "The doll's house" (2000) constitui o objeto da presente discussão, cujo propósito é trilhar as relações entre as personagens, tomando como foco as ações afetivas - tanto aquelas vinculadas a afecções negativas (frieza, senso de superioridade, orgulho, violência, crueldade) quanto a afecções positivas (gentileza, partilha, compreensão, tolerância, sensibilidade). Partimos da hipótese de que os significados mais relevantes do conto decorrem de (des)encontros afetivos - de um lado, a exclusão, o preconceito, a humilhação e a crueldade; de outro, o acolhimento, o respeito, a cumplicidade e a inclusão. Fundamentamos nossa análise com princípios teóricos advindos da teoria literária e de teorias do social voltadas para a chamada "virada afetiva", a fim de argumentar que essa narrativa encena novas possibilidades de percepção e ação.

conto moderno; Katherine Mansfield; afecção; criança.


Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br