Acessibilidade / Reportar erro

Redução do Marcador Inflamatório TNF-α após Consumo de Semente de Linhaça por Coelhos Hipercolesterolêmicos

Resumo

Fundamentos:

Alimentos funcionais, como a linhaça, têm sido consumidos com frequência para prevenção da aterosclerose.

Objetivos:

Avaliar os efeitos da linhaça sobre a aterogênese em coelhos submetidos a uma dieta rica em colesterol.

Métodos:

Trinta coelhos albinos machos foram randomizados em três grupos com base em um tratamento dietético por 12 semanas: grupo controle (G1), dieta padrão; dieta rica em colesterol (G2), dieta padrão mais 0,25% de colesterol proveniente de ovos liofilizados; e dieta rica em colesterol mais linhaça (G3), dieta semelhante à do G2 adicionada de linhaça. Análise bioquímica (colesterol total [CT], lipoproteína de alta densidade [HDL-colesterol], lipoproteína de baixa densidade [LDL-colesterol] e triglicérides) e imunohistoquímica (molécula de adesão intercelular 1 [ICAM-1] e fator de necrose tumoral alfa [TNF-α]) foram realizadas em todos os grupos. Valores de p < 0,05 indicaram significância estatística.

Resultados:

Às 12 semanas, os níveis séricos de CT aumentaram significativamente nos grupos G2 e G3 em comparação com o G1. Os níveis séricos de LDL-colesterol foram mais altos no grupo G2, e o aumento no grupo G3 foi cerca de seis vezes menor do que no G2. Os níveis de HDL-colesterol aumentaram em todos os grupos, com o maior aumento observado no G2. Os níveis de triglicérides no G3 reduziram em ~70% e diferiram significativamente entre o G1 e G3 (p = 0,034) e G2 e G3 (p = 0,015). Níveis de ICAM-1 aumentaram apenas no segmento aórtico 4 no G3. Os níveis de TNF-α no grupo G3 foram semelhantes aos do grupo controle, enquanto os níveis no G2 foram maiores do que o dobro em relação aos do grupo controle (p < 0,05).

Conclusões:

O grupo alimentado com uma dieta funcional (linhaça) mostrou redução no desenvolvimento de aterosclerose, níveis séricos mais baixos de triglicérides e níveis mais baixos de TNF-α à imunohistoquímica. (Int J Cardiovasc Sci. 2018;31(2)114-122)

Palavras-chave:
Coelhos; Linho / sementes; Aterosclerose / prevenção e controle; Dieta Aterogênica; Colesterol na Dieta; Obesidade; Estilo de Vida Sedentário

Sociedade Brasileira de Cardiologia Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaijcs@cardiol.br