Acessibilidade / Reportar erro

Análise de rede social aplicada para compreender as relações nos negócios de piscicultura em tanque-rede no Brasil

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção de produtores de tilápias em tanques-redes em redes sociais e sua influência na transferência de informações dentro da rede, de um grupo de piscicultores localizados em um reservatório no sudeste do Brasil. O artigo se caracteriza como exploratório, de abordagem qualitativa, a partir de um estudo multicaso. A pesquisa de redes foi conduzida pelo método Roster, apropriado levando-se em consideração o número limitado de atores na rede e a identificação de todos. Este artigo possibilita uma compreensão da influência da frequência, tempo e valor atribuído às trocas de informações entre os piscicultores. O grau de confiança nas relações entre piscicultores foi medido a partir de Análise de Redes Sociais (SNA) e utilização de software UCINET®. Os resultados mostram que os transmissores de mais informações são os mesmos que se apresentam como centrais na rede e aqueles que possuem as informações mais valiosas.

Palavras-chave:
redes sociais; piscicultura; capital social; Análise de Redes Sociais

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br