Acessibilidade / Reportar erro

Do marketing territorial ao branding de território: concepções teóricas, análises e prospectivas para o Planalto Norte Catarinense* * O presente artigo resulta de estudos que estão sendo realizados no processo de investigação referente ao Projeto de Pesquisa Signos Distintivos Territoriais e Indicação Geográfica: um estudo sobre os desafios e perspectivas como alternativa de Desenvolvimento Territorial, com financiamento do CNPq (Brasil).

Territorial marketing to the territorial branding: theoretical conceptions, analyzes and forecasts for the north Planalto Norte Catarinense

Du marketing teritoriale a lo branding des territoires: conceptions theoriques, analyses et perspectives ou Planalto Norte Catarinense

Del marketing territorial al branding de territorio: concepciones teóricas, análisis y previsiones para el Planalto Norte Catarinense

Resumo:

Branding de Território é concebido como o processo de construção e comunicação de uma marca e da identidade de território. A região em estudo é o Planalto Norte Catarinense (SC-Brasil), com o objetivo de propor indicativos que amparem processos de Branding de Território. É um estudo de caso, embasado na literatura. A imagem de "terra da erva-mate e chimarrão" é reconhecida como o elemento identitário principal de marca do território em estudo.

Palavras-chave:
desenvolvimento territorial; branding de território; patrimônio territorial

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br