P1: Parceria é chave para definir a captação de recursos. As empresas necessitam ser parceiras dos governos. |
Estraviz e Cruz (2003)ESTRAVIZ, M.; CRUZ, C. M. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. 2. ed. São Paulo: Global, 2003.; Speak et al. (2002); Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
; Drucker (1994)DRUCKER, P. Administração de organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1994.; Roesch (2002)ROESCH, S. M. A. Gestão de ONGs: rumo a uma agenda de pesquisas que contemple a sua diversidade. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO [ENANPAD], 26., 22-25 set. 2002, Salvador. Anais […]. Salvador: ANPAD, 2002.. |
Novos instrumentos de gestão. Aplicação de estratégias administrativas. Visão holística do marketing social. Cocriação. |
1; 2 |
P2: A captação de recursos envolve todas as áreas de uma organização. |
Falconer (1999)FALCONER, A. P. A promessa do terceiro setor. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 1999.; Tenório (2004)TENÓRIO, F. G. (Org.). Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. 8. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004.; Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
; Dimenstein (2014); ABCR (2007)ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAPTADORES DE RECURSOS [ABCR]. Código de ética. Captação, [s.l.], 2007. Disponível em: http://captacao.org/recursos/institucional/codigo-de-etica.html. Acesso em: 13 jan. 2014. http://captacao.org/recursos/institucion...
. |
A atividade é um “negócio”. Terceirização ou criação de departamento de marketing social. Marketing integrado. |
1; 2 |
P3: Devem existir profissionais especializados para exercer a função de captação. |
Dimenstein (2005)DIMENSTEIN, G. Captação de recursos para ONGs depende de planejamento e dedicação. Folha Online, [s.l.], 2005. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd260405.htm. Acesso em: 1 fev. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimen...
; ABCR (2007)ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAPTADORES DE RECURSOS [ABCR]. Código de ética. Captação, [s.l.], 2007. Disponível em: http://captacao.org/recursos/institucional/codigo-de-etica.html. Acesso em: 13 jan. 2014. http://captacao.org/recursos/institucion...
; Tenório (2014). |
O captador deve ser transparente, ético, conhecedor profundo da instituição, da causa defendida, do mercado no qual atua e no qual pretende atuar; deve planejar ações de marketing direto e social para a manutenção operacional da instituição e ser um profundo conhecedor da legislação vigente no país. Todos são pré-requisitos para a prática do marketing social sustentável. |
1; 2 |
P4: Planejar e organizar é fundamental para o processo de captação de recursos. Devem-se analisar cenários, fontes de recursos existentes e elaborar estratégias. |
National Society of Fundraising Executives (NSFRE); Estravitz; Cruz (2003). |
Planejamento e organização formam a base de avaliação no processo de marketing social. |
1; 2 |
P5: Há necessidade de estabelecer missão, objetivos e programas específicos para diferentes tipos de doações e públicos. |
Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
; Speak, McBride e Shipley (2002)SPEAK, A.; MCBRIDE, B.; SHIPLEY, K. Captação de recursos: da teoria à prática. Canadá: Graphbox Coran, 2002.. |
Segmentação na prática de marketing social. Planejamento de marketing estratégico social. |
1; 2 |
P6: Deve haver políticas e procedimentos para sintetizar as atividades. |
Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
; Speak, McBride e Shipley (2002)SPEAK, A.; MCBRIDE, B.; SHIPLEY, K. Captação de recursos: da teoria à prática. Canadá: Graphbox Coran, 2002.. |
Plano tático e operacional do planejamento no marketing social. |
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P7: Nenhuma fonte de recursos deve representar mais que 60% da receita. |
Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
; Speak, McBride e Shipley (2002)SPEAK, A.; MCBRIDE, B.; SHIPLEY, K. Captação de recursos: da teoria à prática. Canadá: Graphbox Coran, 2002.. |
Métricas do marketing social, no caso específico de captação. |
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P8: As redes sociais são importantes facilitadores para a captação de recursos. |
Carvalho Filho (2004)CARVALHO FILHO, J. S. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.; Dimenstein (2014). |
Marketing digital tende a ser aplicado juntamente do marketing tradicional para melhores resultados no âmbito social. |
1; 2 |
P9: As empresas necessitam implantar novos instrumentos de comunicação que melhorem a capacidade de alcançar os objetivos institucionais. |
Dimenstein (2005)DIMENSTEIN, G. Captação de recursos para ONGs depende de planejamento e dedicação. Folha Online, [s.l.], 2005. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd260405.htm. Acesso em: 1 fev. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimen...
; Cicca (2014)CICCA, I. Captação de Recursos: fontes distintas exigem estratégias diferentes. Guiame, [s.l.], 2014. Disponível em: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=254&cod_pagina=1082. Acesso em: 1º maio 2014. http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noti...
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Comunicação integrada de marketing social com necessidade de feedback para os receptores. |
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