Acessibilidade / Reportar erro

Pantanal ameaçado: a construção de represas e a insignificância da energia hídrica produzida1 1 Este artigo é produto da Tese de Doutorado intitulada “Saudade do cheiro do rio - Empreendimentos hidrelétricos na BAP e os caminhos de resistência davocalidaderibeirinha”, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O trabalho teve o apoio financeiro da CAPES e o apoio institucional da Organização Não Governamental Ecoa – Ecologia e Ação.

Pantanal under threat: the construction of dams and the insignificance of the produced water energy

Pantanal amenazado: la construcción de represas y la insignificancia de la energía hidroeléctrica producida

Resumo

Há problemas de grande escala que se manifestam em esferas e situações localizadas. No texto que segue, retrata-se um desses casos, talvez o mais emblemático da atualidade: a Bacia do Alto Rio Paraguai (BAP). Neste presente artigo, será apresentada sua dinâmica e um dos principais problemas relativos à sua sustentabilidade, a barragem de rios para produção de energia. A pesquisa foi construída a partir de bases de dados oficiais, em estreita comunicação com populações locais e referenciamento geocartográfico, e se volta 1) para a desconstrução da falácia da narrativa construída que justifica a exploração do território; 2) para provar que a energia produzida por estes empreendimentos em operação é absolutamente insignificante à manutenção da matriz de produção energética brasileira. Pretende-se, assim, contribuir com dados para que a sociedade civil e especialistas possam instruir-se acerca dos termos de um debate urgente. A pesquisa foi realizada com base na hipótese de que, no processo ainda em curso de ocupação da BAP como território produtor de energia hídrica, a tendência é de que as Usinas Hidrelétricas não contribuam de forma significativa para o painel nacional de produção de energia e, muito menos, para o desenvolvimento local e sustentável dos municípios onde são instaladas.

Palavras-chave
represas; populações vulneráveis; Bacia do Alto Rio Paraguai; energia

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br