Acessibilidade / Reportar erro

Empreendedorismo social como campo em formação no Brasil: o papel das instituições Ashoka, Endeavor e Artemisia

Social entrepreneurship as a field in formation in Brazil: the Ashoka, Endeavor and Artemisia institutions role

L’entrepreneuriat social comme un champ en formation au Brésil: le rôle des institutions Ashoka, Endeavour et Artemisia

Emprendedorismo social como campo en formación en Brasil: el papel de las instituciones Ashoka, Endeavor y Artemisia

Resumo:

O artigo analisa os sentidos que o termo “social” assume nos discursos das organizações e dos empreendedores sociais. A hipótese mais ampla é a de que esses sentidos estão em disputa em um campo em formação e em busca de se afirmar. O presente recorte limita-se a analisar como a noção de “social” é operada por três agências empreendedoras centrais: Ashoka Brasil, Endeavor Brasil e Artemisia. Para tanto recorre-se à teoria dos campos de Pierre Bourdieu.

Palavras-chave:
empreendedorismo; social; campo

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br