Resumo
Em 2015, foi criado o projeto socioesportivo “Escolinha de Vela Rio São João”, com o objetivo de introduzir o esporte náutico como ferramenta educativa para crianças e adolescentes em risco social da região. O objetívo deste trabalho foi avaliar os serviços ecossistêmicos culturais do Rio São João na ótíca dos integrantes do projeto social. O estudo se deu na sede do projeto por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes, seguidas da análise das entrevistas. Os resultados mostraram que existe correlação positiva entre os serviços culturais ecossistêmicos estéticos e os de lazer e turismo. Entre os serviços estéticos, destacam-se a beleza cênica do pôr do sol, o visual do Morro de São João e a Ponte Quebrada; enquanto os de Herança Cultural, baseados no aprendizado associado aos rios, também se destacaram. A percepção dos (des)serviços culturais ecossistêmicos também apresentaram uma alta frequência entre os entrevistados, principalmente aqueles (des)serviços associados à poluição e periculosidade de alguns locais do Rio São João. Conclui-se que os serviços ecossistêmicos culturais relevantes para os participantes deste projeto social são aqueles ligados ao lazer, à estética, e aos aprendizados de herança cultural. Projetos sociais são criados com o objetivo de mudar a realidade de crianças, adolescentes e até de adultos em situação de vulnerabilidade social. Assim, a preservação do ambiente em que este projeto desempenha as suas atividades é crucial para cumprir sua função.
Palavras-chave
bacia hidrográfica; projeto social; sustentabilidade; esporte