O processo de ensino-aprendizagem em ato: fazendo a aula no contexto local
|
Equipe geral convidadas pelo professor, mobilizações pessoais, apreensões do local, debateram em conjunto, criara e propor estratégias, conteúdos apreendidos, transformações em questões, projetos de ação, objetivos de nossas ações, questões de lazer do bairro, primeiro nos grupos gerais e depois nos pequenos grupos para tratar de assuntos mais operacionais, buscar informações teóricas e práticas na internet e livros, ampliando a percepção sobre a imersão. O professor, uma lousa, a chuva de ideias, Brainstorm, síntese de ideias, reflexão, decisão tomada, estratégias de entrevistas, explorar percepções entre os moradores, objetivos, projetos de vida coletiva. |
Estratégias de imersão e ampliação da realidade: criação e exploração de estratégias mútuas
|
Primeiro contato, informação problema, apresentou o bairro, outros moradores, vínculos, atividades da vida dos moradores, história do bairro, imersão, explorar as percepções com os demais moradores, nossas expectativas, entrevistas domiciliares, tabularíamos os dados, roda de conversa, compartilhar as informações. Aproximando pessoas, conversar, mobilizar as pessoas, propostas de estratégias, convidar o poder público, relatório, resultados das entrevistas, intenção, decisões, quadro de possibilidades, discutissem experiências locais, debate ativo, Atas de reuniões, agregar valores, inserção do poder público, especificidades da cultura local, responsabilidades e responsáveis pelas questões. |
Percepções sobre os papéis construídos: habilidades e competências
|
Papel de mediadores, levantar questionamentos, manutenção de contatos, acompanhar o andamento da construção, apoiar em estratégias em comunidade, contexto de inserção, consciência enquanto equipe, apoio e mediação dos processos, construção de projetos coletivos, apoiar a criação de atividades, estratégias participativas, construção de raciocínio, tomadas de decisões junto aos moradores. Sentimo-nos mais próximos, confiança e parceria de trabalho. |
Efeitos das estratégias: o conteúdo próprio das questões de vida local.
|
Percepções informadas, queriam lazer, gostariam, desejavam, todos os moradores contemplados, espaço com função social, ampla integração com as pessoas, primeira experiência, construção comunitária, questões percebidas com organização, Associação de Moradores, discursos diferentes, compartilhar estratégias e saberes, mudar as concepções, ouvir a opinião, ajudar, melhorias para o bairro, intervenção direta dos moradores, fragilidade e fortalecimento da participação, efetivação do projeto. |