Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A Interações − Revista Internacional de Desenvolvimento Local é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local – Mestrado Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco. Vale ressaltar que o Desenvolvimento Local é entendido como protagonismo de coletividades e organizações que, a partir da visão crítica de seus territórios e mediante processos interativos e cooperativos, com o apoio de organizações públicas e privadas, promovem o desenvolvimento contínuo de competências para operacionalizar e gerenciar soluções criativas e sustentáveis voltadas para o atendimento de aspirações comuns: sociais, econômicas, culturais, políticas e ecológicas.

Este volume será distribuído gratuitamente, uma vez que foi financiado pelo CNPq1 1 Processo n. 402677/2010 – 2 LINHA DE FOMENTO/CHAMADA – Programa Editorial/Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n. 68/2010 – Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros. .

Os artigos contemplados nessa edição abordam temas diversificados. Heloísa de ­Puppi e Silva, Christian Luiz da Silva e Cleverson V. Andreoli, autores do artigo Atividade econômica de celulose e papel e desenvolvimento local: a história da Klabin e do município de Telêmaco Borba, PR, destacam que a empresa em questão promove indiretamente o desenvolvimento do município ao estimular outras atividades; Marcelo Geraldo Teixeira, Júlio Santana Braga, Sandro Fábio César e Asher Kiperstok, no artigo intitulado Artesanato e desenvolvimento local: o caso da comunidade quilombola de Giral Grande – Bahia, identificam como elemento de identidade cultural dos quilombolas a subsistência de seus membros no processo de legitimação da propriedade territorial local, garantida pela Constituição de 1988; Leticia Lima do Nascimento e Fábia Trentin, no artigo Políticas públicas para o desenvolvimento do turismo cultural na Praça XV de Novembro – Rio de Janeiro, RJ, assinalam que por meio de uma discussão teórica sobre a construção da relação turismo e patrimônio cultural apresentam-se vários bens de significativo valor histórico, arquitetônico e cultural para o Rio de Janeiro e o Brasil como um todo.

Káty Maria Nogueira Morais e Elaine Tavares publicam o artigo Uso da tecnologia da Informação na gestão da cadeia de suprimentos em São Luís do Maranhão e oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores locais, ocasião em que propõem um cenário de oportunidades para o uso efetivo da TI, que poderá contribuir para o desenvolvimento local, por meio da mudança de realidade de seus fornecedores; Rudinei Carlos Scaranto Dazzi e Josildete Pereira de Oliveira apresentam o artigo nominado O patrimônio histórico edificado como forma de agregar valor ao turismo: uma análise da paisagem edificada no entorno da praça Dogello Goss – Concórdia, SC, em que enfatizam que se deve procurar entender e explicar, por meio da análise descritiva e documental, a paisagem edificada de elementos que proporcionam qualidade turística e cultural da localidade; Helionora da Silva Alves, Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo e Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque contextualizam o artigo Trajetória de variedades locais cultivadas em roças de agricultores camponeses do Bairro da Serra – Iporanga, SP, retratando a diversidade de variedades cultivadas nas roças dos agricultores para compreender o circuito local das sementes a partir do conhecimento do agricultor; Renan da Cruz Paulino, Gabrielly Paula de Sousa Azevedo Henriques, Maria de Fátima Barbosa Coelho, Sandra Sely Silveira Maia e Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo, no artigo intitulado Contribuição ao conhecimento e conservação da laranjinha, informam que a laranjinha é a uma espécie da família Sapotaceae utilizada não só para curar enfermidades, mas também como forrageira, frutífera e que possui boa madeira para construção, tecnologia e artesanato.

José Angel Vera Noriega e Claudia Karina Rodríguez Carvajal, no artigo La capacitación de gestores para el desarrollo en el medio rural en México, inferem que o objetivo do estudo é analisar a proposta da Escola de Pós-graduação em Ciências Agrárias para a formação de prestadores de serviços, tais como gerentes de desenvolvimento de trabalho em uma metodologia construtivista de aprendizagem; Simone Pereira de Carvalho e Joel Orlando Bevilaqua Marin, no artigo Problemas ambientais desencadeados pelo Plano Nacional de Agroenergia: o caso de Itapuranga, Goiás, oferecem informações sobre as contradições entre os discursos oficias que legitimam a política nacional agroenergética e os problemas ambientais desencadeados pela expansão da monocultura canavieira em territórios de agricultura familiar; Iraê Pereira Mota e Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, no artigo Uma leitura sobre o sentido do desenvolvimento sob a ótica da análise de discurso, caracterizam os aspectos econômicos do desenvolvimento e da geração de empregos e deixa a margem o debate sobre desenvolvimento sustentável da região, por meio da análise do discurso da mídia impressa; Alair Ferreira de Freitas e Alan Ferreira de Freitas publicam o artigo Empreendimentos induzidos por políticas públicas: reflexões a partir do programa de combate a pobreza rural em Minas Gerais, com análises que mostram que os empreendimentos encontram-se sem a mobilização e integração social necessárias a sua sustentabilidade.

Na seção teoria e prática, a revista apresenta os autores Paula Salinas Vilches e Francisco Ther Rios, cujo artigo Prácticas y usos del espacio marino a través del tiempo en caletas de pescadores artesanales caletas: el manzano y puntilla pichicolo, comuna de hualaihué, Provincia de Palena, Chile menciona que a caracterização das práticas e usos do espaço marinho, recebe a influência da Legislação Pesqueira (LEI n. 18.892 – Chile), contextualizando a modificação das formas tradicionais de produção artesanal para o qual se apresentam os casos das coletas dos pescadores no sul do Chile.

Agradeço a todos pareceristas que colaboraram com este periódico, na certeza de oferecer à comunidade científica textos para reflexão sobre o desenvolvimento local.

Maria Augusta Castilho

Editora

  • 1
    Processo n. 402677/2010 – 2 LINHA DE FOMENTO/CHAMADA – Programa Editorial/Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n. 68/2010 – Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jul 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 2011
    Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
    E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br