Formação e Qualificação |
Disseminar o conhecimento sobre turismo criativo em todos os territórios da cidade. |
- Estímulo à criação de grupos de estudos sobre turismo criativo em instituições de ensino superior da cidade, realizando, inclusive, podcast, publicações que colaborem na divulgação da temática;
- Formação em turismo criativo para lideranças comunitárias, professores, representantes de organizações sociais e gestores culturais de empreendimentos turísticos;
- Criação de espaços de discussão sobre o turismo criativo nas escolas públicas da cidade, por meio de seminários, rodas de diálogo e aulas de campo;
- Estímulo à criação de pautas relacionadas ao turismo criativo do Recife nas emissoras de rádio e televisão e nos principais jornais da cidade;
- Definição de um calendário anual de eventos de pequeno porte nos bairros do Recife que abordem a temática do turismo criativo,por meio de palestras, jogos, oficinas criativas e apresentações culturais;
- Inventariação da oferta de produtos e serviços existentes no Recife com potencial para o turismo criativo e disponibilização dessa oferta por meiode uma plataforma que ajudena sua divulgação e no consumo;
- Desenvolvimento do mapa de experiências criativas, ferramenta que visa possibilitar o acesso à informação sobre cultura, gastronomia, turismo, transportes e serviços públicos, empoderando o cidadão e o turista, a fim de trazersentimento de pertencimento para ambos.
|
Infraestrutura |
Aproximar o recifense das possibilidades criativas e encantadoras que a cidade pode lhe oferecer. |
- Fortalecimento e ampliação do Recife de Coração nos bairros, com atividades que caracterizem as experiências criativas da cidade;
- Criação de roteiros criativos do Olha! Recife com circuitos que explorem os espaços, as experiências e os equipamentos do turismo criativo;
- Criação da Mostra de Turismo Criativo, com o objetivo de aproximar o morador da cidade dos atrativos relacionados à atividade;
- Promoção de experiências criativas em espaços de grande fluxo de moradores, como shopping, parques e praças, estádios de futebol, terminais integrados e corredores comerciais;
- Realização de concursos locais que abordem diversas linguagens e estimulem a promoção de relações afetivas entre o morador e a cidade;
- Oferta de condições diferenciadas de acesso a equipamentos, serviços e demais experiências de turismo criativo ao morador;
- Criação de um Programa de Férias Criativas que estimule o recifense a aproveitar a cidade durante este período.
|
Formatação de Produtos e Serviços Criativos |
Criar um macroprograma de qualificação profissional para desenvolver, com excelência, o pessoal que vaiatuar junto ao turismo criativo. |
- Formação dos jovens de 15 a 29 anos, residentes nas comunidades, com potencial para o desenvolvimento do turismo criativo, em condução turística local e roteirização;
- Implementação de programas de qualificação, com certificação e formação continuada em áreas relacionadas ao turismo criativo e que abordem os seguintes temas: fundamentos do turismo criativo, hospitalidade, tecnologia, empreendedorismo, atendimento ao turista, comunicação, idiomas, Libras e inovação;
- Criação do programa Jovem Aprendiz do Turismo Criativo, a fim de estimular a oferta de vagas para estagiários e trainees em empresas e equipamentos inseridos nos circuitos de turismo criativo;
- Implementação de cursos de extensão sobre turismo criativo,nas instituições de ensino superior;
- Inserção do conteúdo de turismo criativo no curso de Guias de Turismo;
- Construção de uma plataforma de Educação a Distância (EAD), acessível a todos os públicos, para qualificação continuada de profissionais ligados ao turismo criativo;
- Criação de um programa de intercâmbio que possibilite profissionais da cidade conhecerem outras experiências nacionais e internacionais de turismo criativo, assim como recepcionar profissionais de outros destinos para conhecer as experiências do Recife.
|
Comunicação, Promoção e Marketing |
Orientar e apoiar empreendedores e seus negócios na criação de produtos e serviços turísticos criativos. |
- Promoção de programa de mentorias com profissionais da área do turismo, marketing, finanças,direito empresarial, inovação e tecnologia para os empreendedores do turismo criativo;
- Realização de oficinas com metodologias diferenciadas, destinadas a novos empreendedores, para concepção, formatação e teste de produtos e serviços criativos, especialmente nas áreas de Libras, audiodescrição e caminhos acessíveis;
- Incubação de negócios em turismo criativo,com vistas ao seu crescimento e fortalecimento;
- Orientação de empreendedores do turismo criativo para acesso a crédito e financiamento destinados ao desenvolvimento dos seus negócios;
- Inserção das experiências de turismo criativo da cidade em plataformas móveis de promoção e operacionalização da atividade turística;
- Implementação de um sistema de controle de qualidade dos produtos e serviços do turismo criativo.
|
Governança |
Incentivar melhorias em infraestrutura necessária ao desenvolvimento do turismo criativo. |
- Facilitação da venda de cartões do sistema VEM e do Bike PE em pontos diversos da cidade, como no aeroporto, na rodoviária, nas estações de metrô, nos bairros do Recife, nos hostels, nas pousadas etc.;
- Identificação e sinalização por grau de dificuldade dos pontos críticos relacionados à mobilidade urbana e à acessibilidade nas principais zonas criativas da cidade;
- Capacitação para os motoristas de ônibus, táxi e aplicativos de transporte, para o atendimento do público do turismo criativo;
- Incentivo ao cicloturismo, por meio de campanhas de sensibilização e da oferta de passeios destinados à população e ao visitante;
- Implantação de paraciclos nas principais zonas da cidade;
- Sensibilizar aplicativos de mobilidade para atuarem com os barcos, como transportes de passageiros dos rios da cidade;
- Ampliação do Bike PE para outras localidades da cidade, especialmente as que tiveremequipamentos, produtos, serviços e experiências do turismo criativo;
- Ampliação da ciclofaixa de turismo e lazer do Recife, com especial extensão para as áreas que possuem equipamentos e experiências do turismo criativo;
- Criação e implementação de um programa de sinalização especial para o turismo criativo, a fim de identificar experiências, atrativos e equipamentos relacionados à modalidade;
- Adaptação de equipamentos públicos e privados inseridos nos circuitos de turismo criativo, com vistas à sua utilização por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
|
Desenvolvimento Territorial |
Estruturar e implementar um Programa de Marketing voltado para o turismo criativo. |
- Promoção de um concurso de design para criação de uma identidade visual para o turismo criativo no Recife;
- Realização de pesquisas sobre o perfil dos consumidores do turismo criativo;
- Criação de um seção dentro do VisitRecife.com sobre o turismo criativo do Recife e de perfis nas principais redes sociais que promovam as iniciativas da cidade;
- Visitação de personalidades midiáticas e digital influencers às experiências do turismo criativo da cidade;
- Participação e exposiçãoem feiras nacionais e internacionais, para promoção dos produtos e serviços do turismo criativo existentes na cidade;
- Criação de programas de TV sobre o turismo criativo, a fim de divulgar as potencialidade da cidade;
- Criação de um “selo” para identificação das zonas criativas da cidade e que favoreçaa intensificação de ações nessas áreas;
- Produção de guias turísticos criativos, impressos e virtuais, sobre a cidade e suas experiências;
- Inserção da cidade do Recife nas redes internacionais de turismo criativo, economia criativa e inovação, com vistas à captação do titulo de cidade criativa da UNESCO.
|
|
Construir e instaurar um órgão participativo para acompanhamento, assessoramento e gestão do Plano de Turismo Criativo. |
- Definição do modelo da Instância de Governança a ser criada, voltada à gestão integrada e participativa das ações destinadasao desenvolvimento do turismo criativo;
- Inserção de modelos de escuta popular e realização do Hackathons, a fim de alinhar e discutir o modelo ideal de governança a ser adotado;
- Participação da Instância de Governança no Conselho Municipal de Turismo;
- Estímulo à discussão do turismo criativo em outros espaços de escuta popular da cidade, promovidos por organizações e movimentos sociais diversos;
- Promoção das ações integradas entre diversos órgãos municipais e estaduais, organizações sociais e entidades privadas.
|