Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de negócios baseado na Internet das Coisas: uma análise das oportunidades de novos negócios – revisão de literatura

Internet of Things business model: an analysis of new business opportunities – literature review

Modelo de negocio basado en el Internet de las Cosas: un análisis de nuevas oportunidades de negocio – revisión de literatura

Resumo

Na era da transformação tecnológica, atrair a atenção dos consumidores pode ser o maior desafio de uma organização; afinal, esses agentes dos negócios mudaram e estão mais exigentes. O artigo versa sobre renovação tecnológica e o conceito de Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), proposto por Kevin Ashton. Este estudo objetiva elencar as principais contribuições desta tecnologia para a criação de novos modelos de negócios e novos mercados. A IoT provoca mudanças nas empresas e consumidores conforme integra o mundo físico com o virtual, gerando quantidades massivas de informações que podem ser usadas para diversas finalidades, principalmente para melhorar a produtividade e reduzir gastos desnecessários. A IoT representa uma oportunidade para criar novos modelos de negócios e abrir novos mercados inovadores; tudo isso possível graças ao processamento de um grande volume de informações e eventos que serão gerados pelos objetos conectados, possibilitando resposta rápida para cada um deles.

Palavras-chave
inovação; empreendimento; tecnologia

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br