Acessibilidade / Reportar erro

Welcome to America! Mad Men, mídia, masculinidades e o imaginário americano1 1 Artigo desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL.

Welcome to America! Mad Men, medios de comunicación, masculinidades y el imaginario estadounidense

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a narrativa de Mad Men está comprometida com o imaginário do americanismo que tem por base o mito do self-made man e do american way of life. O objeto de estudo foi o seriado Mad Men, o qual foi interpretado a partir da mitocrítica de Gilbert Durand em diálogo com os pressupostos teóricos de Edgar Morin. Os resultados apontam para uma retroalimentação do imaginário conservador numa busca por uma era de ouro marcada pela misoginia, dominação masculina e consumo de massas.

Palavras-chave
mad men; masculinidades; consumo de massas; publicidade; imaginário

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br