A partir da abordagem de acontecimento em Quéré (1997QUÉRÉ, Louis. L´événement. In: Sociologie de la communication. BEAUD, Paul et al. (sld). Reseaux, CNET, 1997. ; 2005______. Entre o facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos. Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa: ISCTE / Casa das Letras / Editorial Notícias, n. 6 p.59-75, 2005. ), de problema público em Gusfield (2009)GUSFIELD, Joseph. [1981]. La culture des problèmes publics. L'álcool au volant: la production d'un ordre symbolique. Trad. CEFAÍ, Daniel. Éditions Economica, Paris, 2009. e de enquadramento em Goffman (1991)GOFFMAN, Erving. Les cadres de l'experience. Paris. Les Éditions de Minuit. 1991. , o artigo analisa a emergência e as ações do movimento Não Foi Acidente, no desenvolvimento de uma campanha, potencializada por mídias sociais, para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular visando modificar o Código de Trânsito e endurecer a penalização para quem beber e dirigir. Analisa-se o conteúdo de matérias jornalísticas veiculadas em mídias eletrônicas e digitais, além de comentários postados por internautas no blog do NFA e em seu perfil no Facebook. A análise mostra como a definição da situação-problema condiciona o tratamento proposto.
Comunicação e mobilização; Movimento Não Foi Acidente ; Álcool e volante; Problema Público; Acontecimento