Número de pessoas alcançadas |
Revela qual foi o número de pessoas para as quais a publicação apareceu na linha do tempo. Ou seja, o número de pessoas que provavelmente viram a publicação. Esse alcance aumenta devido a diferentes fatores determinados pelo próprio Facebook, mas quanto mais interesse e participação a publicação consegue, maior o alcance. |
Número de visualizações do vídeo por pessoa |
Conta quantas vezes o vídeo foi visualizado por perfis diferentes. Considera o fato de que uma pessoa pode ver o vídeo várias vezes. |
Tempo médio de visualização do vídeo |
Calcula o tempo em que o internauta permaneceu assistindo ao vídeo. Quanto maior a média, maior a probabilidade de que tenha gerado interesse. |
Número de reações positivas |
Contabiliza os cliques em “curtiu”, “amou” e outras reações positivas. |
Número de reações negativas |
Contabiliza os cliques em “triste” e “grrr” (irritação). |
Número de compartilhamentos |
Contabiliza o número de vezes em que os internautas compartilharam a publicação em seu próprio perfil. Essa atitude é representativa porque indica uma disposição maior de interação e a de se tornar também propagador daquele conteúdo para um público amplo. |
Número de comentários (subdivididos em marcações, críticas, elogios e perguntas) |
Essa contagem foi realizada de forma manual, lendo-se todos os comentários e classificando-os. Os comentários, comparados à atitude de curtir ou clicar em outra reação, indicam um passo a mais do internauta em relação ao post: se ele se dá ao trabalho de entrar no diálogo, expressando-se, é porque foi mobilizado em uma medida maior, por algum fator. As marcações são aqueles comentários em que o internauta apenas coloca o nome de outra pessoa que ele quer que veja a publicação. Elas são representativas porque denotam que o público quer estabelecer uma comunicação mais reservada a partir daquele post (KAPLAN; HAENLEIN, 2010KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, n. 1, v. 53, p. 59-68, 2010., p. 60), diferente do compartilhamento, que ocorre quando ele quer que várias pessoas vejam. |
% de participação do público masculino |
Permite avaliar perfis de público. |
% de participação do público feminino |
Permite avaliar perfis de público. |
% de participação de pessoas de 13-17 anos |
Permitem avaliar perfis de público. As faixas etárias são uma especificação do próprio Facebook. |
% de participação de pessoas de 18-24 anos |
% de participação de pessoas de 25-34 anos |
% de participação de pessoas de 35-44 anos |
% de participação de pessoas de 45-54 anos |
% de participação de pessoas de 55-64 anos |
% de participação de pessoas com mais de 65 anos |
% de acessos em MG |
Permitem avaliar perfis de público. |
% de acessos em outros estados |
% de acessos em outros países |