Acessibilidade / Reportar erro

Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás1 1 Este artigo traz os resultados da pesquisa de iniciação científica (PIBIC/UEG) “Por novas formas de visibilidade: gênero e raça na cinematografia goiana”, realizada de agosto de 2017 a julho de 2018, no projeto de pesquisa “A branquitude como ideal estético audiovisual”. Discussões iniciais foram apresentadas no III SEJA – Gênero e Sexualidade no Audiovisual, realizado de 22 a 24 de novembro de 2017 em Goiânia (GO), no trabalho “A mostra Filmes de Preto e o protagonismo negro no audiovisual goiano”.

Nuevas formas de visibilidad: representaciones de género y raza en el audiovisual en Goiás

Resumo

Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra, A Câmera de João e A Piscina de Caíque), a partir dos quais investigamos a intersecção de gênero e raça no audiovisual goiano. Com base no contexto de produção e na metodologia de análise fílmica, identificamos novas formas de visibilidade negra nas telas e atrás das câmeras.

Palavras-chave
Cineastas negros; Audiovisual goiano; Visibilidade; Representação; Gênero e raça

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br