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Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil1 1 Versão modificada e ampliada de trabalho apresentado no 5th CIRIEC International Research Conference on Social Economy, realizado entre os dias 15 e 18 de julho de 2015, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL), Lisboa, Portugal. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (processo nº. 303434/2019-8); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº. 2019/14365-7.

Tesituras discursivas y mediáticas de la actividad emprendedora en Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as relações discursivas entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil contemporâneo. Observando as plataformas digitais brasileiras que compõem o objeto da pesquisa, identificamos a emergência de projetos e discursos que remetem à utopia da “sociedade empreendedora”, de acordo com Peter Drucker. Nesse contexto, os papéis sociais (DAHRENDORF, 2012DAHRENDORF, R. Homo sociologicus. Lisboa: Quetzal, 2012.) de empreendedores de negócios e de empreendedores sociais se aproximam, pois ambos são identificados com a noção do bem comum. A partir da perspectiva da análise crítica do discurso de Fairclough (2001), estudamos as intersecções e sobreposições entre os dois agentes, entre corporações e iniciativas que visam o lucro e o chamado non-profit sector.

Palavras-chave
Cultura empreendedora; Comunicação e consumo; Empreendedorismo social; Análise de discurso; Inspiração

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