Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado, virtude e dilemas morais nas práticas de nãojornalistas1 1 O texto é uma versão ampliada e atualizada de comunicação apresentada no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Joinville – Santa Catarina, em 2018.

Cuidado, virtud y dilemas morales en las prácticas de no-periodistas

Resumo

O artigo discute os valores éticos que balizam algumas decisões tomadas por não-jornalistas diante de dilemas morais em situações editoriais. Para investigar o problema, foram entrevistados membros do coletivo carioca Mídia Independente Coletiva (MIC), grupo caracterizado por cobrir manifestações políticas. Os resultados apontam para uma pré-disposição de cultivar o cuidado como virtude fundamental nas práticas cotidianas, seja pela cobertura de grupos socialmente vulneráveis, seja pelo relacionamento com as fontes de informação. Os resultados evidenciam também certas tensões entre não-jornalistas e a deontologia profissional, ora em consonância com seus valores ou divergindo das práticas normatizadas em códigos profissionais.

Palavras-chave
Ética Jornalística; Deontologia do Jornalismo; Ética do Cuidado; Tomadas de Decisão; Não-Jornalistas

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br