Acessibilidade / Reportar erro

Indícios de colonialidade nas abordagens comunicacionais brasileiras: o primeiro quadriênio dos anais do Encontro Compós (2000-2003)

Vestigios de colonialidad en enfoques comunicacionales brasileños: el primer cuatrienio de los anales de Compós (2000-2003)

Resumo

O artigo investiga em que medida indícios da colonialidade moderna europeia ocidental e norte-americana se fazem presentes na área de Comunicação no Brasil. O trabalho considera que há colonialidade do saber latino-americano, delimitado nas abordagens comunicacionais brasileiras, elaboradas e sistematizadas nos anais do primeiro quadriênio (2000-2003) do Encontro Compós, período não estudado por outros trabalhos. O evento é um dos principais da área no país. A investigação considera, sobretudo, a categoria de nacionalidade, bem como o gênero e a cor da pele das autorias, que reverberam tal colonialidade. A análise dos dados, coletados manualmente, foi feita por meio da linguagem de programação R e atentou para obras e autores/as mais citados/as, conforme as categorias. Os resultados evidenciam a prevalência de referências de autores brancos, europeus e norte-americanos.

Palavras-chave
América Latina; Colonialidade; Compós; Epistemologia da Comunicação; Teorias da Comunicação

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br