Acessibilidade / Reportar erro

Uma utopia nacional em produção comercial: o caso do programa radiofônico História da Literatura Brasileira (1952-1954)

Una utopía nacional en producción comercial: el caso del programa de radio Historia da Literatura Brasileira (1952-1954)

Resumo

O presente artigo se propõe a estudar o programa radiofônico “História da Literatura Brasileira”(HLB), produzido por Osvaldo Moles, e transmitido entre os anos de 1952-1954. Parte da chamadaera do rádio, o programa parece englobar com êxito os dois modelos que marcaram a históriada radiodifusão: a proposta civilizatória-educativa, através da discussão de um cânone literárionacional, e a direção comercial-mercadológica, expressa no sucesso de audiência e crítica quefoi o programa. Desta forma, uma realização como HLB evidencia a complexidade do universoradiofônico e sua constituição como ambiente de produção cultural multiforme e polissémico. Nestetrabalho, buscamos refletir sobre os sentidos e significados contidos na massificação das temáticaspresentes no Programa, que incidiam sobre aspectos como a identidade nacional, a cultura brasileirae os jogos de interesses e disputas por trás da (re)produção destes debates.

Palavras-chave
História do Rádio; História da Literatura Brasileira; Radiocomunicação; Cultura de Massa; Osvaldo Moles

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br