Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais

Consumo de producciones audiovisuales y constitución del género y orientación sexual de sujetos no cisheterosexuales

Resumo

Sexos, gêneros e orientações sexuais são produtos sociais que influenciam e são influenciados por conteúdos audiovisuais. O objetivo desta pesquisa foi investigar estilos de consumo de tecnologias audiovisuais sociais de sexualidade e gênero por parte de sujeitos que não se reconhecem como cisheterossexuais. Quinze pessoas participaram desta pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas via Google Meet. As respostas foram organizadas em três categorias (Aspectos identificatórios; Aspectos comunicacionais; Aspectos de consumo) a partir de uma análise de conteúdo temática e analisadas a partir dos argumentos de Teresa De Lauretis. Os principais resultados destacaram as tensões entre as dependências e resistências que produzem as identificações de gênero e de orientações sexuais dos participantes no consumo de produções audiovisuais.

Palavras-chave
Sexualidade; Gênero; Audiovisual; Indústria cultural; LGBTQIAP+

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br