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Projetos de incentivo à leitura no metrô de São Paulo

Proyectos de incentivo a la lectura en el metro de São Paulo

Resumo

Conforme Augé (2012)AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução: Maria Lúcia Pereira. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012., o metrô é essencialmente um não lugar, contudo, por meio de práticas como as de leitura, é possível que seu uso seja ressemantizado a ponto de ser transformado em um lugar. Partindo dessa perspectiva e da noção de leitura de Roger Chartier (1996)CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas da leitura. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105. e Michel de Certeau (1998)CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998., o objetivo deste trabalho é observar e indagar em que medida os diversos projetos de incentivo à leitura realizados no metrô de São Paulo - SP produzem lugares e não lugares. As ações ora estudadas, sejam do setor público ou privado, foram selecionadas por propagarem a circulação do livro e a prática da leitura nesse meio de transporte. Os dados foram coletados através de pesquisa em campo, entrevistas e por meio de levantamento documental, incluindo em fontes virtuais. A partir do arcabouço teórico e da análise das informações, notamos que apenas algumas das iniciativas de fato contribuem para a criação de um lugar de permanência e aproximação da cultura.

Palavras-chave:
Prática de leitura; Livro; Metrô; de São Paulo; Não lugar

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