Open-access Divulgación científica para la prensa: el modelo híbrido de los textos de la Agencia Bori basado en cinco cuestiones clave

interc Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. 1809-5844 1980-3508 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Resumen Nueve en cada diez brasileños no saben decir el nombre de una institución que produzca investigaciones en el país o, de igual manera, nombrar a un científico brasileño (CGEE, 2019) – lo que revela la necesidad de estrategias para conectar la prensa a la ciencia en Brasil. La Agencia Bori actúa para revertir esta invisibilidad con iniciativas de divulgación de los estudios científicos brasileños para periodistas de todo el país, produciendo contenidos explicativos por medio de un modelo textual híbrido, que se queda entre un comunicado de prensa y un texto informativo y se apropia así de elementos de asesoría de prensa y del periodismo. En este artículo presentamos la construcción del modelo híbrido de texto de divulgación científica de la Agencia Bori basado en cinco cuestiones clave: ¿Cuál es el principal resultado de la investigación? ¿Cómo se llevó a cabo la investigación científica? ¿Cómo los resultados cambian la vida de las personas? ¿Cómo los resultados cambian lo que ya se sabía en el área del conocimiento? ¿Qué ocurre ahora ante los resultados/conclusiones? Experiencias preliminares de verificación de la repercusión de los estudios divulgados para la prensa muestran que el modelo tiene buena aceptación en el medio periodístico. Introdução: ciência na imprensa para chegar à sociedade De todos os impactos causados pela pandemia de COVID-19, a intensificação da divulgação científica talvez tenha sido o mais interessante. A necessidade de enfrentamento de um novo vírus em todo o mundo colocou a ciência como elemento central no noticiário, deu voz a cientistas de diversas áreas do conhecimento e levou pesquisas científicas à imprensa de maneira inédita – o que pode transformar a divulgação social da ciência de maneira sem precedentes nos próximos anos. A Agência Bori, projeto de disseminação da ciência para a imprensa criado por nós, acompanhou de perto esse processo1. Lançada em fevereiro de 2020, duas semanas antes do primeiro caso de coronavírus no Brasil2, a Bori começou a divulgar ciência brasileira para jornalistas justamente em um momento em que a mídia estava olhando para a produção científica e para cientistas do Brasil. Isso é importante e necessário: o Brasil produz aproximadamente 2% de toda a ciência mundial, o que lhe configurou, em 2021, o posto de 14º lugar no mundo em produção de ciência, de acordo com o Scimago Journal & Country Rankings3. Foram mais de 100 mil estudos de brasileiros publicados em 2021, número próximo à produção científica da Coreia do Sul (13º lugar no mundo com 102 mil artigos publicados no mesmo ano) e três vezes maior que a produção acadêmica da África do Sul (33 mil estudos científicos publicados no mesmo período; 32º lugar no ranking). Apesar dessa intensa produção científica nacional, nove em cada dez brasileiros não sabem dizer o nome de uma instituição que faça pesquisa no país ou de um cientista de acordo com a última pesquisa nacional de percepção pública da ciência e da tecnologia (CGEE, 2019). A necessidade de comunicação estratégica para conectar a imprensa e a ciência no Brasil é evidente – e é nesse campo que o projeto da Agência Bori se insere. Como é voltada para jornalistas com o objetivo de pautá-los com a ciência nacional, o principal interlocutor da Bori são os próprios profissionais de imprensa, que acabam utilizando o material da agência no seu próprio trabalho, e também a população em geral, que acaba se informando por meio da agência. Assim, essa situação social imediata, com interlocutores diversos, acaba por moldar a própria estrutura de enunciação (BAKHTIN, 2010 [1929]) e funções comunicativas. Direcionar-se a esse possível leitor diversificado exige assumir funções de informar e, no caso dos jornalistas, convencer esse interlocutor para que ele próprio assuma o papel de informante. Por isso, criamos um modelo textual inédito de divulgação científica, que se apropria de elementos de assessoria de imprensa/marketing e do jornalismo para explicar as pesquisas científicas brasileiras. Esse modelo de texto híbrido sobre as pesquisas brasileiras disseminadas na Bori, que mistura formatos de press release e do gênero informativo (MARQUES DE MELO, 2009, p.35), receberam o nome de “textos explicativos”. Cada texto da Bori explica ao interlocutor cinco perguntas essenciais da pesquisa científica da qual trata: (i) principais resultados da pesquisa; (ii) como a pesquisa foi feita; (iii) como a pesquisa avança o conhecimento científico que já havia na área; (iv) como muda a vida das pessoas; e (v) o que acontece a partir de agora. No presente artigo, apresentamos um estudo de caso sobre a jornada de construção do texto híbrido de divulgação científica da Agência Bori criado com base nas cinco perguntas essenciais, mostramos um caso de divulgação científica na Agência Bori e debatemos possíveis impactos do formato proposto na divulgação da ciência brasileira. Como metodologia de coleta de dados, utilizamos informações testemunhais e documentais, a partir de observação participante das pesquisadoras, fundadoras e/ou atuantes no trabalho da Bori. O contexto da criação da Agência Bori O projeto da Agência Bori surgiu com a missão de promover uma mudança na cultura científica do país a partir da visão de Vogt (2003), aproximando a ciência da população por meio do jornalismo4. Na Bori, mapeamos, selecionamos, antecipamos e explicamos, por meio de textos, a ciência de qualidade produzida no país para a imprensa nacional devidamente cadastrada na plataforma (“jornalistas da comunidade da Bori”). Assim, estabelece o contato direto entre jornalistas e cientistas – que são preparados pela nossa equipe para atender a imprensa para tratar de suas pesquisas. Esse é o carro-chefe da iniciativa5. O trabalho da Agência Bori se mostra ainda mais importante porque há, no Brasil, forte demanda por profissionalização da divulgação científica: profissionais capacitados que saibam conduzir discussões verdadeiramente científicas e mostrar a dimensão social que a ciência tem (DENTILLO, 2011). Essa profissionalização não acontece em um “passe de mágica”: “é preciso fomentar essa cultura dentro da academia e criar uma infraestrutura de apoio minimamente adequada, para que aqueles que tiverem interesse de trabalhar com isso consigam fazê-lo com um mínimo de sucesso” (ESCOBAR, 2018, s.p.). Em instituições de pesquisa e universidades ainda pouco estruturadas para divulgação científica, o papel do jornalismo para conectar a ciência à sociedade se reforça. Vale destacar que, apesar de facilitar o contato de cientistas com jornalistas, a Bori não se configura como uma assessoria de imprensa. Assim, não atende a imprensa diretamente a partir do perfil e das necessidades de cada veículo de comunicação e tampouco executa trabalho específico de identificação de assuntos para veículos específicos, como define, por exemplo, o Manual de Relacionamento com a Imprensa da Unicamp (UNICAMP, s/d). É uma espécie de vitrine da ciência nacional explicada e facilitada, uma iniciativa inédita no país que, justamente por isso, criou um modelo diferenciado de texto explicativo. Esse tipo de serviço era uma demanda importante no país há alguns anos. Como escrevem Massarani e Peters (2016, p. 1171), em artigo que tratou das relações de cientistas com a imprensa, “a forte concordância com itens que afirmam o importante papel das publicações científicas para a comunicação de pesquisas apontam para um ponto importante: a disponibilização dessas publicações aos jornalistas”. Os autores seguem: Jornalistas que atuam na grande mídia não necessariamente têm fácil acesso aos artigos: a maioria dos pesquisadores que atuam em universidades e instituições de pesquisa brasileiras teve, na última década, acesso aos principais periódicos internacionais por meio do chamado “Portal da Capes”, agência de fomento vinculada ao Ministério da Educação - mas não é o caso dos jornalistas. Revistas como Science, Nature e JAMA têm um sistema muito bom para distribuição de seus artigos em todo o mundo para jornalistas, incluindo brasileiros (MASSARANI; PETERS, 2016, p. 1172). O principal sistema mencionado pelos autores é a EurekAlert!6, plataforma de distribuição de comunicados de imprensa sem fins lucrativos operada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) como um recurso para jornalistas e para o público. O serviço hospeda comunicados à imprensa produzidos por universidades, editores de periódicos, centros médicos, agências governamentais, corporações e outras organizações envolvidas em todas as disciplinas da pesquisa científica. Oliveira, Massarani e Amorim (2014) analisaram a influência justamente da EurekAlert! em dois importantes jornais brasileiros. O resultado é que os jornais analisados apresentam, em sua maioria, pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido, o que representa “uma visão parcial e geograficamente limitada do mundo da ciência que não necessariamente atende às nossas necessidades sociais e econômicas” (OLIVEIRA; MASSARANI; AMORIM, 2014, p. 12). No mesmo sentido, Shipman (2014) analisa o papel importante que os comunicados à imprensa mundial de serviços como a EurekAlert! exercem na comunicação científica. Para ele, journals de baixa visibilidade acabam ficando às margens da divulgação. “Existem boas histórias que os repórteres podem nunca encontrar porque são publicadas em um periódico que os repórteres não leem regularmente. Um comunicado à imprensa pode, portanto, elevar o perfil dos artigos nessas revistas, tornando mais provável que a pesquisa relevante seja publicada na mídia convencional” (SHIPMAN, 2014, p. 2). Além disso, ao impulsionar a visibilidade da ciência nacional junto à sociedade, a disseminação de pesquisas científicas para a imprensa pode ser uma estratégia eficiente para fortalecer a imagem organizacional de universidades, em um cenário descrito por Marcinkowski e colegas (2013) como de competição acadêmica crescente. Os autores pontuam que crises de legitimidade da ciência têm afetado universidades de vários países da Europa e levam essas instituições a investir na sua visibilização por meio da imprensa. Apesar das universidades brasileiras estarem em um contexto ligeiramente diferente, os cortes orçamentários do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) para investimento em ciência, que ocorrem de maneira sistemática desde 2014, ressaltam a urgência das universidades criarem mecanismos para mostrarem a ciência que se faz nos seus laboratórios para a população brasileira. Massarani e Peters (2016) destacam ainda a biblioteca eletrônica SciELO7 como uma iniciativa com grande potencial de comunicação científica – desde que adequada às demandas da imprensa. Desde o seu desenvolvimento, a Agência Bori estabeleceu uma parceria com a SciELO para mapear a produção científica dos periódicos editados no Brasil antes da sua publicação e, assim, antecipar estudos científicos para a imprensa sob embargo jornalístico8. A própria SciELO criou uma iniciativa de disseminação de artigos científicos por meio de press releases ou comunicados de imprensa, definidos como “um texto resumido sobre um artigo científico” que pode ser “utilizado para promover os elementos principais de uma pesquisa em veículos de divulgação, sendo produzido pelos próprios autores dos artigos, por editores ou equipe editorial e por jornalistas” com linguagem “acessível e sem jargões, termos técnicos, abreviaturas e siglas” (SciELO, 2014, s.p.) Os press releases são publicados após a veiculação dos trabalhos (artigo científico ou um número temático) nos periódicos das coleções nacionais ou temáticas da Rede SciELO. Acontece que a antecipação dos trabalhos científicos explicados à imprensa, ou seja, a disponibilização antes de sua publicação sob embargo jornalístico, é uma demanda da própria imprensa. Isso porque o ineditismo é um dos principais critérios que movem o trabalho da mídia – também, é claro, no jornalismo científico. Em pesquisa feita em 2019 com 140 jornalistas de 12 Estados e do Distrito Federal durante o desenvolvimento da Agência Bori, observou-se que 70% dos respondentes gostariam de receber pesquisas científicas para reportar até 15 dias antes de sua publicação, justamente para ter tempo de elaborar o conteúdo jornalístico sobre o material (RIGHETTI et al., 2021). Vale destacar ainda que 60% dos jornalistas entrevistados na pesquisa fazem até três reportagens por semana (ou seja, uma nova reportagem a cada dia útil e meio) e a maioria não tem formação específica em ciência. Na época da pesquisa, um em cada quatro jornalistas brasileiros consultados revelou que usava a plataforma EurekAlert! como principal fonte para encontrar pautas sobre pesquisas científicas (RIGHETTI et al., 2021). Isso reforça a menção da plataforma, em pesquisa anterior de Massarani e Peters (2016), como importante recurso para disseminação científica também no Brasil – o que leva, muitas vezes, à priorização de pautas científicas estrangeiras, como destacam Oliveira, Massarani e Amorim (2014). A ciência disseminada pela Agência Bori No seu primeiro ano de atuação, de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, a Bori antecipou à imprensa cadastrada9 147 trabalhos científicos acompanhados de texto explicativo (em modelo híbrido que mistura formatos de press release e do gênero informativo)10. Foram trabalhos sobre os impactos sociais e econômicos da pandemia de COVID-19, as consequências do aquecimento global para os recifes de corais, os efeitos do consumo de canela no controle da diabetes, além de uma proposta nova para se pesar aglomerados de galáxias ou da identificação de novas espécies de peixes e de um fóssil raro no Nordeste. Todos os estudos divulgados tiveram algum tipo de repercussão na imprensa nacional. Esse montante de trabalhos foi distribuído na mesma proporção em três grandes conjuntos de temas: (i) pesquisas em Saúde; (ii) pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas; e (iii) pesquisas nas demais áreas como Ambiente, Humanas e Exatas; a seguir exemplificadas na Tabela 1: Quadro 1 Exemplos de títulos de pesquisas que disseminamos na Bori e sua repercussão na imprensa (março de 2020 a abril de 2021)   Título original do artigo científico Como poderia ser um título de press release institucional Título do texto explicativo da Bori Exemplos de títulos reais de reportagens sobre a pesquisa Saúde O caso do eculizumabe: judicialização e compras pelo Ministério da Saúde Pesquisa da UERJ contabiliza custo público da judicialização de uma única droga ao Ministério da Saúde Levantamento mostra gasto público de R$ 2,4 bi via judicialização com único medicamento Um único remédio custou ao SUS R$ 2,44 bilhões em 11 anos, revela estudo (“Folha de S.Paulo”) Ciências Sociais Aplicadas Novo Auxílio Emergencial: estimativas dos efeitos sobre renda Pesquisa da FGV-SP estima efeito do fim do auxílio emergencial Novo auxílio emergencial: mais de 40% dos trabalhadores não conseguirão ter suas perdas de renda compensadas Auxílio emergencial não compensa perda de renda de 43% dos beneficiários (“Exame”) Demais áreas Trophic interactions will expand geographically, but be less intense as oceans warm Pesquisadores da UFRN mostram efeito do aquecimento dos oceanos nos corais em artigo em periódico de impacto global Com aquecimento do oceano, recifes de corais do litoral brasileiro podem ser tomados por algas Aquecimento dos oceanos pode mudar recifes de corais, mostra estudo (“Agência Brasil”) Fonte: elaboração própria. Como pode ser observado na Tabela 1, as pesquisas são disseminadas pela Bori partindo de um título que está no meio do caminho entre um press release, que destaca características institucionais, e um título noticioso jornalístico. No primeiro caso, além do tema principal, destaca-se aspectos da instituição. Como escreve Galiego (2013), o principal papel da assessoria de imprensa é o de divulgação (de pesquisas, eventos, informações institucionais) lidando diretamente com repórteres. Cabe ao assessor de imprensa sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Já no segundo caso, o foco é na informação principal de maneira objetiva, com destaque a números (quando for o caso), sem sequer mencionar a instituição no título. Por estar “no meio do caminho” entre um press release e um texto noticioso, demos ao texto explicativo da Bori o nome de “modelo híbrido”, no sentido genético que define um organismo formado pelo cruzamento de duas variedades diferentes. As marcas textuais do modelo de texto da Bori são exploradas a seguir. As marcas textuais do modelo de texto híbrido da Bori O relato constitui um estudo de caso sobre as disseminações da Bori, a partir de informações documentais e testemunhais, já que as pesquisadoras estão à frente da coordenação da Agência. Para melhor compreender que tipo de produção textual estávamos desenvolvendo na Agência Bori, nos debruçamos sobre os estudos do discurso e de linguagem, trabalhando, especificamente, os conceitos de enunciado, gênero, tipo e esfera do discurso (BAKHTIN, 2003 [1979]; MAINGUENEAU, 2008). Partindo de Bakhtin (2003 [1979], p. 279), entendemos que existe uma relação estreita entre as esferas do discurso e os enunciados, sendo que “cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados”. Tomando como exemplo o jornalismo, esfera de atividade associada à Agência Bori, percebemos que ele organiza gêneros discursivos para preencher determinadas funções sociais (MARQUES DE MELO; ASSIS, 2016). Como expressões linguísticas de situações comunicacionais determinadas (BAKHTIN, 2003 [1979]), o gênero tem um elemento estável, relacionado à sua identidade, que se desdobra em conteúdo temático, composição e estilo verbal. Ele agruparia uma série de formatos discursivos – que, no entendimento de Marques de Melo e Assis (2016), seriam formas de expressão flexíveis e mutáveis ao longo do tempo. A partir desta elasticidade estrutural, os gêneros conseguiriam se adaptar às mudanças da vida social e da sociedade (BAKHTIN, 2003 [1979]). A nosso ver, o texto explicativo da Bori pode ser considerado um caso híbrido que mescla elementos de gêneros pertencentes a três esferas do discurso: da divulgação científica, do jornalismo e da assessoria de imprensa/marketing institucional. Da divulgação científica, trazemos a própria definição de ser um texto produzido a partir de um texto científico (artigo, relatório, livro) – um gênero secundário em relação a um primário (MAINGUENEAU, 2008). O discurso de divulgação científica é considerado uma nova formulação discursiva (ZAMBONI, 2001), pois usa o discurso científico ao mesmo tempo em que agrega outros elementos (metáforas, paráfrases, análises de fontes, dados) para se fazer entendível a uma outra comunidade discursiva, a dos jornalistas e pessoas interessadas em ciência. Como o texto da Bori é formatado para ser utilizado por jornalistas no seu processo de produção de reportagem, o configuramos a partir de lógicas do discurso jornalístico. Partindo da classificação de Marques de Melo (2009 apud MARQUES DE MELO; ASSIS, 2016), podemos dizer que ele pertence, predominantemente, ao universo do gênero jornalístico informativo, com formato de notícia e reportagem. Ao pertencer ao formato notícia, o texto carrega “normatizações que estabelecem parâmetros estruturais para cada forma, os quais incluem aspectos textuais e, também, procedimentos e particularidades relacionados ao modus operandi de cada unidade” (MARQUES DE MELO; ASSIS, 2016, p. 50). As frases curtas, informativas e objetivas, sem o uso de jargões ou conceitos acadêmicos sem explicação aparecem como marcas textuais relevantes do nosso produto informativo. Além disso, a própria estrutura de organização textual do modelo da Bori remete à pirâmide invertida do jornalismo, que traz as informações consideradas mais importantes já no parágrafo de abertura do texto, enquanto aloca informações secundárias que complementam a notícia nos parágrafos subsequentes (FONTCUBERTA, 1993; GRADIM, 2000). Essa formatação permite, também, que veículos de comunicação reproduzam os nossos textos na íntegra caso não tenham equipe para produzir reportagens, uma realidade no contexto de “desertos de notícias” brasileiro. Como escreve Pinto (2012, p. 200) em seu livro sobre jornalismo diário fortemente inspirado pela experiência da Folha de S.Paulo: “Na pirâmide invertida, o texto começa com o que é mais relevante e termina com o menos importante. A ideia é que, caso o leitor não queira ler até o fim, terá obtido o que é fundamental no início”. Para ela, praticar esse tipo de texto diz respeito à hierarquia das informações. Por fim, também transitamos no universo da assessoria de imprensa/marketing institucional na medida em que promovemos o consumo noticioso de estudos produzidos em universidades e centros de pesquisa. Cabe lembrar, aqui, do alerta de Marques de Melo e Assis (2016) para olhar para as práticas jornalísticas (os processos e bastidores) para se ter uma leitura correta dos formatos jornalísticos, antes de se fixar somente na análise dos textos. No nosso caso, o fato de assumirmos a função de “ponte” entre jornalistas e cientistas/instituições – apesar de não sermos assessoria de imprensa – faz com que usemos algumas técnicas de construção textual da esfera de comunicação institucional. O texto da Agência Bori se aproxima da estrutura do press release descrito por Duarte (2009), pois se coloca na esfera de informar, orientar e subsidiar o trabalho de jornalistas da cobertura de ciência a partir do ângulo da notícia, da novidade. Assim como os releases de outras instituições, nosso texto tem um viés de origem e, por isso, “conta apenas metade de uma história, apresenta apenas um ângulo, um ponto de vista” (DUARTE, 2009, p. 289), do grupo de pesquisa que realizou o estudo disseminado. Assim, nos diferenciamos dos produtos jornalísticos por não trazer o contraditório e outras vozes para interpretar os resultados do estudo, processo típico da apuração jornalística. Ele também carrega marcas textuais de marketing institucional, citando universidades, pesquisadores porta-vozes e grupos de pesquisa responsáveis pelos estudos divulgados. Além disso, também trazemos uma ficha técnica, ao final do texto, com os contatos do porta-voz do estudo e da assessoria de imprensa – o que pode ser considerada uma marca textual pertencente a esse universo. A disponibilidade das fontes aumenta as chances do aproveitamento dos releases pela imprensa (DUARTE, 2009), e é um dos critérios para selecionarmos o estudo para disseminação, já que queremos fornecer ao jornalista a possibilidade de entrevistar os cientistas. Por outro lado, entendemos que esses elementos de marketing institucional não são predominantes no modelo híbrido textual da Bori. O próprio modo de inserção do nome das instituições de pesquisa e dos pesquisadores no texto é balizado pelo critério informativo do discurso jornalístico: citamos a instituição no primeiro parágrafo, informando “quem fez” a pesquisa, e trazemos o nome do porta-voz como citação direta. Outras orientações textuais, como não usar adjetivos ou frases sem conteúdo informativo, também servem a esse propósito de nos afastarmos do texto promocional comumente utilizado por algumas instituições. Assim, concordamos com Shipman (2014) quando afirma que um press release pode ser uma ferramenta tanto de comunicação pública da ciência como de marketing institucional, pois dá acesso aos jornalistas a resultados científicos produzidos em instituições de pesquisa, encorajando-os a fazer suas coberturas baseadas nestes dados, ao mesmo tempo em que faz com que estas mesmas instituições ganhem prestígio na esfera midiática. Concebemos o modelo híbrido de divulgação científica da Agência Bori nesta duplicidade. A seguir, apresentamos a sua estrutura textual. Os textos explicativos em modelo híbrido da Bori A definição do modelo textual híbrido da Bori, que serve de base para todas os textos explicativos sobre pesquisas brasileiras que disseminamos à imprensa, parte do princípio de que o interlocutor é, principalmente, o jornalista da nossa comunidade – que deve ser convencido de que aquela pesquisa retratada pode se tornar uma pauta no seu veículo. Assim, definimos que o texto deveria ser objetivo, informativo, atraente, com linguagem simplificada e frases curtas, e, ao mesmo tempo, ter elementos de um press releases. Além disso, definimos que os textos explicativos da Bori teriam no máximo seis parágrafos. O diferencial dos textos da Bori em seu modelo híbrido foi a identificação de cinco perguntas fundamentais, que são respondidas em todas as produções: P1. Qual principal achado da pesquisa? P2. Como a pesquisa foi feita? P3. Como os resultados mudam a vida das pessoas? P4. Como os resultados mudam o que já se sabia na área do conhecimento? P5. O que acontece agora diante dos resultados/conclusões? Isso pode ser visto a seguir, na Tabela 2, exemplificada com o estudo de pesquisadores da UFRN, publicado em 17 de dezembro de 2020, no periódico Biological Conservation e antecipada à imprensa sob o título “Carnaval de Salvador afeta vida marinha, diz estudo” (Título do artigo: “Land-based noise pollution impairs reef esh behavior: A case study with a Brazilian carnival”)11: Quadro 2 Exemplo de produção textual da Bori respondendo cinco perguntas fundamentais Perguntas Parágrafos do texto explicativo híbrido da Bori Aspectos respondidos nas perguntas essenciais Qual principal achado da pesquisa? Além de ter efeito sob os foliões, a música emitida por trios elétricos do carnaval de Salvador pode afetar negativamente o comportamento de animais marinhos ao se propagar para o oceano. É o que demonstra um estudo inédito feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicado na revista “Biological Conservation” na quinta (17), sobre o impacto das emissões acústicas no ambiente aquático. O que: a música emitida por trios elétricos do carnaval de Salvador pode afetar negativamente o comportamento de animais marinhos ao se propagar para o oceanoQuem: UFRN e UFBAQuando: 17 de dezembro de 2020Onde: revista “Biological ConservationPor que: para avaliar impacto das emissões acústicas no ambiente aquático Como a pesquisa foi feita? Os pesquisadores mediram a intensidade acústica durante o carnaval de Salvador (circuito Barra-Ondina) de 2018 na praia e embaixo da água, no recife mais próximo à festa carnavalesca. O comportamento do peixe donzela, espécie abundante na região, foi analisado frente à situação do estresse acústico e a um predador falso. Eles quantificaram a abundância do peixe na região e sua taxa de alimentação em um recife perto do circuito de carnaval e em um recife mais afastado, onde não havia barulho. Esses experimentos foram realizados antes, durante e depois do carnaval. Avaliando a abundância do peixe donzela e sua taxa de alimentação em um recife perto do circuito de carnaval e em um recife mais afastado, onde não havia barulho. Como os resultados mudam o que já se sabia na área do conhecimento? O aumento da intensidade acústica embaixo da água, segundo observaram os cientistas, levou o peixe donzela a se alimentar menos e a estar menos atento à predação. “A música extremamente alta dos trios elétricos é, na verdade, uma forma de poluição sonora no ambiente marinho”, conclui o pesquisador Antoine Leduc, um dos autores do estudo. A música extremamente alta dos trios elétricos é uma forma de poluição sonora no ambiente marinho. Como os resultados mudam a vida das pessoas? Para Antoine, o estudo mostra a importância de se considerar fontes terrestres de emissões acústicas para se planejar o manejo e conservação dos ambientes marinhos costeiros. Além disso, ele questiona “se a intensidade acústica emitida no carnaval é saudável para as pessoas, já que até os peixes sofrem impactos negativos dessas emissões acústicas”. É preciso considerar também fontes terrestres de emissões acústicas para se planejar o manejo e conservação dos ambientes marinhos costeiros. O que acontece diante dos resultados/ conclusões? O pesquisador pondera, no entanto, que ainda não se sabe com precisão quais são as consequências dessa poluição sonora a longo prazo para as espécies. “Será preciso fazer outros estudos para avaliar como essa fonte de poluição afeta outras espécies e até qual distância da costa os efeitos acústicos do carnaval impactam o ambiente marinho”. Consequências da poluição sonora a longo prazo precisam ser avaliadas. Fonte: elaboração própria. Observa-se que o primeiro parágrafo responde às perguntas tradicionais de lide jornalístico seguindo também as definições para elaboração de press releases da SciELO (2014) mencionadas anteriormente: (i) Quem (realizou a pesquisa)?; (ii) O que (há de novo)?; (iii) Onde (foi feita a pesquisa/foi publicado o trabalho)?; (iv) Quando (ocorreu a descoberta/ foi publicado o resultado)?; e (v) Por que (o resultado é inovador)? Nem sempre é possível responder todas as perguntas nos textos explicativos híbridos da Bori, mas a expectativa é responder a maioria delas. O parágrafo seguinte trata da metodologia da pesquisa, informação muito valorizada na comunicação da ciência (entre pares), mas, nem sempre presente em textos jornalísticos sobre ciência. Já os parágrafos seguintes tratam dos impactos dos resultados da pesquisa na vida das pessoas e no conhecimento pregresso da área (não necessariamente nessa ordem). Por fim, definimos que todos os textos explicativos híbridos da Bori são concluídos com perspectivas futuras da pesquisa e, em alguns casos, incertezas – aspectos mais comuns em reportagens jornalísticas e menos presentes em press releases. Vale ainda destacar que todos os textos explicativos da Bori teriam necessariamente aspas do/a autor/a porta-voz da pesquisa disseminada comentando resultados do estudo – de preferência ao final do texto. Vê-se, pela Tabela 2, que as aspas do cientista porta-voz aparecem a partir do 3º parágrafo do texto. Aqui, elas levam o texto a se assemelhar mais com um formato jornalístico do que de press release – o que reafirma a proposta híbrida. O fluxo de informações entre parágrafos do texto da Agência Bori, como descrito acima, com base nas cinco perguntas fundamentais, está ilustrado na Figura 1: Figura 1 Fluxograma da estrutura do texto explicativo híbrido da Agência Bori Fonte: elaboração própria. Por fim, vale destacar que, na Bori, o texto explicativo híbrido sobre a referida pesquisa de ecologia foi publicado na categoria “Ambiente” – uma das editorias criadas pela Bori para identificar, aos jornalistas, a área de cobertura de cada pesquisa. O padrão textual estruturado pelas cinco perguntas essenciais, no entanto, se mantém em textos de categorias de todas as áreas do conhecimento, como “Medicina e Saúde” ou “Economia e Administração”. Considerações finais Neste texto, apresentamos um relato de caso da Agência Bori, especializada em antecipar materiais explicativos para a imprensa, com o objetivo de debater o modelo textual híbrido de divulgação científica construído para munir jornalistas de informações científicas. Ao misturar elementos do press release e do texto noticioso, este formato traz a relevância da pirâmide invertida e do “gancho noticioso” para atrair jornalistas, interessados, sumariamente, nos resultados da pesquisa disseminados e no seu impacto na vida das pessoas. Experiências preliminares de monitoramento do impacto das nossas produções têm demonstrado que o modelo tem boa aceitação com jornalistas e veículos de comunicação cadastrados na Bori – todos os press releases repercutiram, de alguma forma, na mídia. Análises mais sistemáticas e aprofundadas serão feitas na sequência para entendermos e até quantificarmos a dimensão do impacto das nossas disseminações. Acreditamos que o modelo pode servir de inspiração tanto para assessores de imprensa de universidades que queiram intensificar ou, mesmo, começar a divulgação à imprensa de pesquisas feitas na instituição, quanto para divulgadores científicos, que queiram inovar no seu formato e atrair maior interesse do público. Afinal, formatos jornalísticos ainda têm sua utilidade na comunicação social, pois conseguem sintetizar o essencial da história a ser contada, independentemente do meio utilizado. Por fim, vislumbramos que a adoção deste modelo por essas assessorias de imprensa de diferentes instituições de pesquisa do Brasil pode trazer um impacto na visibilização da produção científica na imprensa nacional – e, consequentemente, na vida das pessoas. Afinal, despertar o interesse de jornalistas pelos resultados de pesquisa gerados nestas instituições é um primeiro passo para consolidá-las como fontes de informação perenes de pequenos e grandes veículos de comunicação. Esse movimento pode levar à construção de um ecossistema de iniciativas que fortaleçam e aproximem a ciência do jornalismo e, consequentemente, da população brasileira – e que, afinal, fortaleçam a nossa cultura científica. Como debatemos neste trabalho, aumentar o diálogo da ciência com a sociedade é, afinal, uma questão de sobrevivência da própria ciência brasileira. E a ciência brasileira precisa muito sobreviver. 1 A agência recebe o nome «Bori» em homenagem à cientista brasileira Carolina Bori (1924-2004), pesquisadora na área da psicologia experimental e a primeira presidente mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2 O primeiro caso de coronavírus foi identificado em 26 de fevereiro de 2020, duas semanas após o lançamento da Bori, em 12 de fevereiro de 2020. 3 Ver em https://www.scimagojr.com/countryrank.php?year=2021. Acesso em: 9 nov. 2022. 4 O projeto teve apoio inicial da Fapesp e, desde 2019, recebe aporte do Instituto Serrapilheira. Em 2020, a Agência Bori também foi selecionada para o Startup Lab da Google News Initiative para treinamento de 20 semanas, mentoria e apoio financeiro e, em 2021, passou a receber também apoio do Instituto Ibirapitanga. 5 Na Bori, também oferecemos a jornalistas cadastrados contatos de cientistas para pautas (banco de fontes). Em setembro de 2021, havia mais de 500 pesquisadores atendendo a imprensa nos bancos de fontes da Bori – com telefone celular e e-mail. Indo além, também organizamos cursos e sensibilizações temáticas para a imprensa para debater e levar evidências científicas em coberturas factuais como a divulgação do relatório do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudança do Clima da ONU) ou a cobertura jornalística sobre vacinas contra COVID-19. Neste artigo, no entanto, vamos trabalhar especificamente os textos explicativos que dão base à antecipação das pesquisas científicas à imprensa. 6 Ver em https://www.eurekalert.org. Acesso em: 8 out. 2021. 7 Ver em https://www.scielo.br. Acesso em: 8 out. 2021. 8 Artigos científicos de periódicos fora da SciELO também são disseminados pela Bori, mas, nesse caso, o envio dos trabalhos é feito diretamente pelos seus autores à agência. 9 Em fevereiro de 2021, mais de 1.400 jornalistas cadastrados na Agência Bori de todo o país acessavam o sistema diariamente. 10 Chamamos de “cientista porta-voz” todos os pesquisadores que se responsabilizam, na Bori, pelo atendimento à imprensa no período de disseminação das pesquisas (na maioria das vezes, trata-se do principal autor do estudo). No primeiro ano de atuação da Bori, metade deles teve porta-voz mulher. 11 Ver https://abori.com.br/ambiente/carnaval-de-salvador-afeta-vida-marinha-diz-estudo/. Acesso em: 8 out. 2021. Referências BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979]. BAKHTIN M Estética da criação verbal 4. ed. São Paulo Martins Fontes 2003 BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010 [1929]. 201p. BAKHTIN M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem 12. ed. São Paulo Hucitec 2010 201p CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. Percepção pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo executivo. Brasília, DF: 2019. 24p. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE Percepção pública da C&T no Brasil – 2019 Resumo executivo Brasília, DF 2019 24p CORTE orçamentário de 42% em ciência e tecnologia preocupa entidades. Ciência. Folha de São Paulo. São Paulo, 3 abr. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/04/corte-orcamentario-de-42-em-ciencia-e-tecnologia-preocupa-entidades.shtml. Acesso em: 2 dez. 2021. CORTE CORTE orçamentário de 42% em ciência e tecnologia preocupa entidades Ciência Folha de São Paulo São Paulo 3 04 2019 Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/04/corte-orcamentario-de-42-em-ciencia-e-tecnologia-preocupa-entidades.shtml 2 dez. 2021 DENTILLO, D. B. A profissão de divulgador científico em debate. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 63, n.3, p.14-15, 2011. DENTILLO D. B A profissão de divulgador científico em debate Ciência e Cultura São Paulo 63 3 14 15 2011 DUARTE, J. Release: história, técnica, usos e abusos. In: DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas, 2009. p. 286-305. DUARTE J. Release: história, técnica, usos e abusos DUARTE J. Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia Teoria e Prática São Paulo Editora Atlas 2009 286 305 ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. ComCiência, Campinas, 2018. 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Subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001. ZAMBONI L. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica Subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica Campinas Autores Associados 2001 10.1590/1809-58442022120en Articles Science communication for the press: the hybrid model of Agência Bori texts based on five essential questions 0000-0002-5568-242X Righetti Sabine i 0000-0001-9687-9686 Flores Natália Martins ii 0000-0001-9560-2386 Andrade Fernanda Quaglio de i 0000-0001-9382-6925 Morales Ana Paula iii i (Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Campinas – SP, Brazil). ii (Agência Bori, Departamento de Conteúdo. Campinas – SP, Brazil). iii (Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Política Científica e Tecnológica, Campinas – SP, Brazil). Sabine Righetti Researcher at Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) working with scientific culture and public understanding of science. She holds a BA in social communication - journalism from Unesp and an MA and PhD in science and technology policy from Unicamp, with periods as a visiting researcher at the University of Michigan’s School of Education (Knight fellow, 2012) and Stanford’s Graduate School of Education (Lemann fellow, 2017). At Unicamp, she leads the study group “#TemCiêncianoBR: Brazilian scientific production and its dissemination”. She co-founded the Agência Bori. E-mail: sabine@unicamp.br. Natália Martins Flores Journalist, content manager of Agência Bori and holds a PhD in Communication from the Federal University of Pernambuco (UFPE), with two post-doctorates in the area of Communication, in the lines of Communication Strategies (UFSM) and Communication of Science and Science Popularization (Unicamp). She has experience in discourse and language studies, with a doctorate internship at Université Sorbonne Paris IV. She collaborates with the research group “#TemCiêncianoBR: Brazilian scientific production and its dissemination” (Labjor/Unicamp). E-mail: nataliflores@gmail.com. Fernanda Quaglio de Andrade Undergraduate student in Biological Sciences at the State University of Campinas. Currently, she is a researcher of scientific initiation in the area of Scientific Journalism, at the Laboratory of Advanced Studies in Journalism (Labjor), with a scholarship sponsored by Instituto Serrapilheira. She studies scientific culture and the public perception of national science and participates in the #TemCiêncianoBR study group, led by Prof. Dr. Sabine Righetti. E-mail: fernandaquaglioa@gmail.com. Ana Paula Morales Researcher, journalist and co-founder of Agência Bori. Ana has a degree in Biomedical Sciences and a master’s degree in Pharmacology, both from the Federal University of São Paulo (Unifesp). She also has a specialization in Scientific Journalism from the Laboratory for Advanced Studies in Journalism (Labjor) at Unicamp, where she is an associate researcher. She does research in the area of public perception and social communication of science. She was executive editor of Ciência & Cultura (2017-2021), a journal of the Brazilian Society for the Progress of Science (SBPC). PhD candidate in Scientific and Technological Policy at DPCT-Unicamp. E-mail: anapmorales@gmail.com. Conflict of interest The authors declare no conflict of interest. Editor: Maria Ataide Malcher Editorial assistant: Weverton Raiol Abstract Nine out of ten Brazilians cannot name an institution that does research in the country or a Brazilian scientist (CGEE, 2019) – which reveals the need for strategies to connect the press and science in Brazil. Agência Bori is part of this field, an initiative that disseminates Brazilian scientific studies to journalists across the country and explains them through a hybrid text, which is placed between a press release and a news text. In this article, we present the construction of the Agência Bori hybrid model of science communication text based on five essential questions: What is the main finding of the research? How was the search done? How do the results change people’s lives? How do the results change what was already known in the area of knowledge? What happens now in the face of the results/conclusions? Preliminary experiences of monitoring the repercussion of studies disseminated to the press show that the model is well accepted in the journalistic environment. Keywords Science journalism Science communication Textual model Journalism Public understanding of science Introduction: Science in the press to reach society The intensification of science communication was perhaps the most interesting of all the impacts caused by the COVID-19 pandemic. The need to confront the worldwide dissemination of a new virus has put science and scientific research at the frontpage of the news in unprecedented ways, giving voice to scientists from various fields of knowledge. This scenario may transform the social communication and perception of science in the coming years. The Agência Bori, a project for disseminating science to the press created by us, has closely followed this process1. Launched in February 2020, two weeks before the first case of COVID-19 in Brazil2, Bori began disseminating Brazilian science to journalists precisely at a time when the media was focused on scientific production and scientists from Brazil. To bring science to press is important and necessary: Brazil produces approximately 2% of all the world’s science, which ranked it 14th in the world in science production in 2021, according to the Scimago Journal & Country Rankings3. There were more than 100 thousand studies by Brazilians published in 2021, a number close to the scientific production of South Korea (13th in the world with 102 thousand articles published in 2020) and three times greater than the academic production of South Africa (32nd in the world with 33 thousand scientific studies published in the same period). Despite this intense national scientific production, nine out of ten Brazilians cannot tell the name of an institution that does research in the country or the name of a scientist, according to the latest national survey of public perception of science and technology (CGEE, 2019). The need for strategic communication to connect the press and science in Brazil is evident – and it is in this field that the Agência Bori is inserted. As it is aimed at journalists with the objective of guiding them with national science, Bori’s main interlocutors are the press professionals themselves, who end up using the agency’s material in their own work. The second public are the general population, which ends up being informed through the agency. Thus, this immediate social situation, with diverse interlocutors, ultimately shapes the very structure of enunciation (BAKHTIN, 2010 [1929]) and communicative functions. Addressing this diverse reader requires taking on the role of informer and, in the case of journalists, convincing this interlocutor to take on the role of informer himself. For this reason, we have created a unique textual model for science communication, which appropriates elements of press/marketing and journalism to explain Brazilian scientific research. This hybrid text model about Brazilian research disseminated at Bori, which mixes press release and informative genre formats (MARQUES DE MELO, 2009, p. 35), was named “explanatory texts”. Each Bori text explains to the interlocutor five essential questions of the scientific research: i) main results of the research; ii) how the research was done; iii) how the research advances the scientific knowledge that already existed in the area; iv) how it changes people’s lives; and v) what happens from now on. In this article, we present a case study of the journey of construction of the hybrid science dissemination text of the Agência Bori created based on the five essential questions, where we show a case of science outreach at the Agência Bori and discuss possible impacts of the proposed format on the communication of Brazilian science. As a data collection methodology, we used testimonial and documentary information, based on participant observation of the researchers, founders and/or Bori’s collaborators. The context of the Agência Bori’s creation The Agência Bori project emerged with the mission of promoting a change in the scientific culture of the country based on Vogt’s vision (2003), bringing science closer to the population through journalism4. We map, select, anticipate, and explain, through texts, the quality science produced in the country to the national press registered on the platform (“journalists from the Bori community”). Thus, it establishes direct contact between journalists and scientists – who are prepared by our team to meet the press to discuss their research. This is the flagship of the initiative5. The work of the Agência Bori is even more important because there is, in Brazil, a strong demand for the professionalization of science communication, with trained professionals who know how to conduct truly scientific discussions and show the social dimension that science has (DENTILLO, 2011). This professionalization does not happen overnight: “it is necessary to foster this culture within the academy and create a minimally adequate support infrastructure, so that those who are interested in working with this are able to do so with a minimum of success”6 (ESCOBAR, 2018, n.p.). The role of journalism in connecting science to society is strengthened even more in research institutions and universities that are still poorly structured for science communication. It is worth noticing that, despite facilitating contact between scientists and journalists, Bori is not structured as a press office. Thus, it does not answer the press directly based on the profile and needs of each communication vehicle, nor does it perform specific work of identifying subjects for specific vehicles, as defined, for example, by the Unicamp Press Relations Manual (UNICAMP, s/d). It is a kind of showcase of national science explained and facilitated, an unprecedented initiative in the country that, precisely because of this, has created a differentiated model of explanatory text. This type of service was an important demand in the country a few years ago. As Massarani and Peters (2016) write in an article dealing with scientists’ relationships with the press, “the strong agreement with items that affirm the important role of scientific publications for research communication point to an important factor: the availability of these publications to journalists” (MASSARANI; PETERS, 2016, p.1171). The authors go on: Journalists who work in the mainstream media do not necessarily have easy access to the articles: most researchers working in Brazilian universities and research institutions have had, in the last decade, access to the main international journals through the so-called “Portal da Capes”, a development agency linked to the Ministry of Education - but this is not the case for journalists. Journals like Science, Nature and JAMA have a very good system for distributing their articles worldwide to journalists, including Brazilians (MASSARANI; PETERS, 2016, p. 1172). The main system mentioned by the authors is EurekAlert!7, a non-profit press release distribution platform operated by the American Association for the Advancement of Science (AAAS) as a resource for journalists and the public. The service hosts press releases produced by universities, publishers, science centers, government agencies, corporations, and other organizations involved in all fields of scientific research. Oliveira, Massarani and Amorim (2014) analyzed the influence of EurekAlert! in the agenda of two major Brazilian newspapers. The result is that the newspapers mostly feature research conducted in the United States and the United Kingdom, which represents “a partial and geographically limited view of the world of science that does not necessarily meet our social and economic needs” (OLIVEIRA; MASSARANI; AMORIM, 2014, p. 12). In the same way, Schipman (2014) analyzes the important role that global press releases from services like EurekAlert! play in science communication. According to him, journals with low visibility end up on the margins of dissemination. “There are good stories that reporters may never find because they are published in a journal that reporters don’t read regularly. A press release can therefore raise the profile of articles in these journals, making it more likely that relevant research will be published in mainstream media” (SHIPMAN, 2014, p. 2). Moreover, by boosting the visibility of national science in society, the dissemination of scientific research to the press can be an efficient strategy to strengthen the organizational image of universities in a scenario described by Marcinkowski and colleagues (2013) as one of increasing academic competition. The authors point out that crises of legitimacy of science have affected universities in several European countries and lead these institutions to invest in their visibility through the press. Although Brazilian universities are in a slightly different context, the Ministry of Science and Technology (MCTI) budget cuts for investment in science, which have occurred systematically since 2014, underscore the urgency for universities to create mechanisms to bring visibility to the science that is done in their laboratories8. Massarani and Peters (2016) also highlight the electronic library SciELO9 as an initiative with great potential for science communication – as long as it is suitable to the demands of the press. Since its emergency, the Agência Bori established a partnership with SciELO to map the scientific production of journals edited in Brazil prior to their publication and thus anticipate scientific studies for the press under journalistic embargo10. SciELO itself has created an initiative to disseminate scientific articles through press releases that are defined as “a summarized text about a scientific article” that can be “used to promote the main elements of a study in the media and are produced by the authors of the articles themselves, by editors or editorial staff, and by journalists” with “accessible language without jargon, technical terms, abbreviations and acronyms” (SciELO, 2014, n.p.) The press releases are published after the publication of the papers (academic article or thematic issue) in the journals of SciELO Network’s national or thematic collections. It turns out that the anticipation of scientific papers explained to the press, making them available before their publication under journalistic embargo, is a demand of the press itself. Novelty is one of the main criteria that drives the work of the media – also, of course, in science journalism. In a survey conducted in 2019 with 140 journalists from 12 states and the Federal District during the development of the Agência Bori, it was observed that 70% of the respondents would like to receive scientific research up to 15 days before its publication, precisely to have time to elaborate the journalistic content about the material (RIGHETTI et al., 2021). It is also worth noting that 60% of the Brazilian journalists interviewed in the survey do up to three reports per week (i.e., one new report every working day and a half) and most have no specific training in science. At the time of the survey, one in four interviewed Brazilian journalists revealed that they used the EurekAlert! platform as their main source to find stories about scientific research (RIGHETTI et al., 2021, p.11). This reinforces this platform as an important resource for science communication, as pointed by previous research (MASSARANI; PETERS, 2016) – which often leads to the prioritization of foreign scientific agendas, as highlighted by Oliveira, Massarani and Amorim (2014). The science disseminated by the Agência Bori In its first year of operation, from February 2020 to February 2021, Bori anticipated to the registered press11 147 scientific papers accompanied by explanatory text (in a hybrid model, as mentioned above, that mixes press release and informative genre formats)12. There were papers on the social and economic impacts of the COVID-19 pandemic, the consequences of global warming for coral reefs, the effects of cinnamon consumption on diabetes control, and a new proposal to weigh galaxy clusters or the identification of new fish species and a rare fossil in the Brazilian Northeast. All the published studies have had some repercussion in the national press. This amount of work was equally distributed in three major sets of themes: i) research in Health; ii) research in Applied Social Sciences; and iii) research in other science fields such as Environment, Humanities, and Exact Sciences, as shown in Table 1: Table 1 Examples of research titles disseminated at Bori and their repercussion in the press (March 2020 to April 2021)   Original title of the scientific article What an institutional press release title might look like Title of Bori's explanatory text Examples of actual headlines from research reports Health The case of eculizumab: judicialization and purchases by the Ministry of Health UERJ's research accounts the public cost of the judicialization of a single drug to the Ministry of Health Survey shows public spending of R$ 2.4 billion via judicialization with a single drug A single drug cost SUS R$ 2.44 billion in 11 years, reveals study ("Folha de S.Paulo") Applied Social Sciences New Emergency Aid: estimates of the effects on income FGV-SP research estimates the effect of the end of the emergency aid New emergency aid: more than 40% of workers will not be able to have their income losses compensated Emergency aid does not compensate income loss for 43% of beneficiaries ("Exame") Other areas Trophic interactions will expand geographically, but be less intense as oceans warm UFRN researchers show effect of ocean warming on corals in article in global impact journal As the ocean warms, coral reefs along the Brazilian coast may be overrun by algae Ocean warming may change coral reefs, study shows ("Agência Brasil") Source: authors elaboration. As can be seen in Table 1, the research is disseminated by Bori starting with a headline that is halfway between a press release, which highlights institutional features, and a news title. In the first case, besides the main theme, aspects of the institution are highlighted. A. Galiego (2013) writes, the main role of the press office is that of disclosure (of research, events, institutional information) dealing directly with reporters. It is up to the press secretary to suggest newsworthy topics to the media. In the second case, the focus is on the main information in an objective way, with emphasis on numbers (when applicable), without even mentioning the institution in the title. Being “halfway” between a press release and a news text, we have given Bori’s explanatory text the name of “hybrid model”, in the genetic sense that defines an organism formed by the crossing of two different varieties. The textual marks of Bori’s text model are explored below. The textual hallmarks of Bori’s hybrid text model This report constitutes a case study on Bori’s dissemination, based on documentary and testimonial information, since the researchers are in charge of the Agency’s coordination. To better understand what kind of textual production we were developing at the Agência Bori, we looked into Discourse and Language Studies, specifically on the concepts of enunciation, genre, discourse type and sphere of discourse (BAKHTIN, 2003 [1979]; MAINGUENEAU, 2008). Based on Bakhtin (2003 [1979], p. 279), we understand that there is a close relationship between the spheres of discourse and enunciations, as “each sphere of language use elaborates its relatively stable types of enunciations”. Journalism, for instance, organizes discursive genres to fulfill certain social functions (MELO; ASSIS, 2016). As linguistic expressions of certain communicational situations (BAKHTIN, 2003 [1979]), genre has a stable element related to its identity, which, according to Bakhtin, unfolds in thematic content, composition, and verbal style. It would group together a series of discursive formats – which, in Marques de Melo and Assis’ (2016) understanding, would be flexible and changeable forms of expression over time. From this structural elasticity, genres would be able to adapt to changes in social life and society (BAKHTIN, 2003 [1979]). In our view, Bori’s explanatory text can be considered a hybrid case that blends elements of genres belonging to three spheres of discourse: science communication, journalism, and institutional marketing. From science communication, we bring the very definition of a text produced based on a scientific text (article, report, book) – a secondary genre in relation to a primary one (MAINGUENEAU, 2008). The science communication discourse is considered a new discursive formulation (ZAMBONI, 2001), because it uses scientific discourse while adding other elements (metaphors, paraphrases, source analysis, data) to make itself understandable to another discursive community besides scholars, which would be that of journalists and lay people interested in science. Since Bori’s text is formatted to be used by journalists in their reporting production process, we configured it from logics of journalistic discourse. Based on Marques de Melo’s (2009 apud MELO; ASSIS, 2016) classification, we can say that it belongs predominantly to the universe of the informative journalistic genre, with news and report format. In this sense, the text carries “normatizations that establish structural parameters for each form, which include textual aspects and, also, procedures and particularities related to the modus operandi of each unit” (MARQUES DE MELO; ASSIS, 2016, p.50). Short, informative and objective sentences, without jargon or unexplained academic concepts appear as relevant textual marks of our informational product. In addition, the very structure of textual organization of Bori’s model refers to the inverted pyramid of journalism, which brings the information considered most important already in the opening paragraph of the text, while it allocates secondary information that complements the news in subsequent paragraphs (FONTCUBERTA, 1993; GRADIM, 2000). This format also allows communication vehicles to reproduce our texts in full if they do not have the staff to produce reports, a reality in the context of Brazilian small cities. As Ana Estela de Sousa Pinto writes in her book on daily journalism, strongly inspired by Folha de S.Paulo’s experience: “In the inverted pyramid, the text begins with what is most relevant and ends with what is least important. The idea is that if the reader does not want to read to the end, they will have obtained what is fundamental at the beginning” (PINTO, 2012, p.200). For her, practicing this type of text concerns the hierarchy of information. Finally, we also go through the universe of press office/institutional marketing as we promote the news consumption of studies produced in universities and research centers. It is worth remembering, here, the warning of Marques de Melo and Assis (2016) to look at journalistic practices (the processes and behind the scenes) to have a correct reading of journalistic formats, before focusing only on the analysis of the texts. In our case, the fact that we assume the function of “bridge” between journalists and scientists/institutions – even though we are not a press office – makes us use some textual construction techniques of the institutional communication sphere. The text of the Agência Bori is close to the structure of the press release described by Duarte (2009), because it places itself in the sphere of informing, guiding and subsidizing the work of journalists of science coverage from the angle of news, of novelty. Like the releases from other institutions, our text has a bias of origin and, therefore, “tells only half a story, presents only one angle, one point of view” (DUARTE, 2009, p.289), of the research group that conducted the disseminated study. Thus, we differentiate ourselves from journalistic products by not bringing controversy and other voices to interpret the results of the study, a typical process of journalistic investigation. It also carries textual marks of institutional marketing, citing universities, spokesperson researchers, and research groups responsible for the studies. In addition, we also have a fact sheet, at the end of the text, with the contacts of the study’s spokesperson and the press office – which can be considered a textual mark belonging to this universe. The availability of sources increases the chances of the press using the releases (DUARTE, 2009), and is one of the criteria for selecting the study for dissemination, since we want to provide the journalist with the possibility of interviewing scientists. On the other hand, we understand that these institutional marketing elements are not predominant in Bori’s hybrid text model. The very way of inserting the names of research institutions and researchers in the text is marked by the informative criteria of journalistic discourse: we quote the institution in the first paragraph, informing “who did” the research, and we bring the name of the spokesperson as a direct quotation. Other textual guidelines such as not using adjectives or phrases without informative content also serve this purpose of moving away from the promotional text commonly used by some research institutions. Thus, we agree with Shipman (2014) when he states that a press release can be both a public communication tool of science and an institutional marketing tool, because it gives journalists access to scientific results produced in research institutions, encouraging them to make their coverage based on these data, while these same institutions gain prestige in the media sphere. We conceived the hybrid model of science communication of the Agência Bori in this duplicity. In the following, we demonstrate its textual structure. The explanatory texts in Bori’s hybrid model The definition of Bori’s hybrid text model, which serves as the basis for all the explanatory texts about Brazilian research we disseminate to the press, is based on the principle that the interlocutor is primarily the journalist in our community - who must be convinced that the research portrayed can become a story in his vehicle. Thus, we have defined that the text should be objective, informative, attractive, with simplified language and short sentences, and, at the same time, have convincing elements of a press release. In addition, we also have defined that Bori’s explanatory texts would have a maximum of six paragraphs. The distinguishing feature of Bori’s texts was the identification of five fundamental questions, which are answered in all press release production: P1. What is the main finding of the research? P2. How was the research done? P3. How do results change people’s lives? P4. How do the results change what was already known in the area of knowledge? P5. What happens now in the face of the results/conclusions? This can be seen below in Table 2, exemplified with the study by Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) researchers published on December 17, 2020 in the journal Biological Conservation and anticipated to the press under the title “Carnaval de Salvador affects marine life, says study” (Title of the article: “Land-based noise pollution impairs reef esh behavior: A case study with a Brazilian carnival”)13: Table 2 Example of Bori’s textual production answering five key questions Questions Paragraphs from Bori's hybrid explanatory text Aspects answered in the essential questions What is the main finding of the research? In addition to having an effect on people, the music emitted by the Salvador carnival may negatively affect the behavior of marine animals when propagating into the ocean. This is what an unprecedented study done by the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the Federal University of Bahia (UFBA), published in the journal "Biological Conservation” on Thursday (17), shows about the impact of acoustic emissions on the aquatic environment. What: Music emitted by trios eletricos in Salvador can negatively affect the behavior of marine animals by propagating into the oceanWho: UFRN and UFBAWhen: December 17, 2020Where: Journal of Biological ConservationWhy: To assess impact of acoustic emissions on the aquatic environment How was the research done? The researchers measured acoustic intensity during the 2018 Salvador carnival (Barra-Ondina circuit) on the beach and underwater on the reef closest to the carnival party. The behavior of the Damselfish, an abundant species in the region, was analyzed in the face of acoustic stress and a false predator. They quantified the abundance of the fish in the area and their feeding rate on a reef near the carnival circuit and on a reef further away, where there was no noise. These experiments were conducted before, during, and after the carnival. They quantified the abundance of the fish in the area and their feeding rate on a reef near the carnival circuit and on a reef further away, where there was no noise. How do the results change what was already known in the area of knowledge? The increased acoustic intensity underwater, the scientists noted, led the Damselfish to feed less and be less alert to predation. "The extremely loud music from the trios eletricos is actually a form of noise pollution in the marine environment," concludes researcher Antoine Leduc, one of the study's authors. The extremely loud music of the trios eletricos is a form of noise pollution in the marine environment. How do results change people's lives? For Antoine, the study shows the importance of considering terrestrial sources of acoustic emissions in order to plan the management and conservation of coastal marine environments. Furthermore, he questions "whether the acoustic intensity emitted at carnival is healthy for people, since even fish suffer negative impacts from these acoustic emissions." One must also consider terrestrial sources of acoustic emissions in order to plan the management and conservation of coastal marine environments. What happens now in the face of the results/conclusions? The researcher ponders, however, that it is not yet known precisely what the long-term consequences of this noise pollution are for the species. "Further studies will need to be done to assess how this source of pollution affects other species and how far offshore the acoustic effects of carnival impact the marine environment." Long-term consequences of noise pollution need to be assessed. Source: authors elaboration. It can be observed that the first paragr aph answers the traditional journalistic headline questions following also the SciELO (2014) definitions for press releases: i) Who (conducted the research)? ii) What (is new)? iii) Where (was the research done/was the work published)? iv) When (did the discovery occur/was the result published)? and v) Why (is the result innovative)? It is not always possible to answer all the questions in the first paragraph of Bori’s hybrid explanatory texts, but the expectation is to answer most of them. The next paragraph deals with research methodology, information that is highly valued in scholarly communication, but not always present in science journalism texts. The following paragraphs deal with the impacts of the research results on people’s lives and on the previous knowledge in the field (not necessarily in this order). Finally, we have defined that all Bori’s hybrid explanatory texts are concluded with future research perspectives and, in some cases, uncertainties – aspects more common in news reports and less present in press releases. It is also worth noting that all explanatory texts by Bori would necessarily have quotes from the author/spokesperson of the disseminated research commenting on the results of the study –preferably at the end of the text. You can see from Table 2 that the quotation marks of the spokesperson scientist appear on the 3rd paragraph of the text. Here, there is more resemblance with the journalistic format than a press release – which reaffirms Bori’s hybrid proposal. The flow of information between paragraphs in the Agência Bori’s text, as described above, is illustrated in Figure 1: Figure 1 Flowchart of the structure of the hybrid explanatory text of the Agência Bori Source: authors elaboration. Finally, it is worth noting that, at Bori, the hybrid explanatory text about the mentioned ecology research was published in the “Environment” category – one of the editorials created by Bori to identify to journalists the coverage area of each research. The textual pattern structured by the five essential questions, however, is maintained in texts from categories in all fields of knowledge, such as “Medicine and Health” or “Economics and Administration”. Final considerations In this text, we present a case report of the Agência Bori, specialized in anticipating explanatory materials for the press, with the objective of discussing the hybrid text model of science communication built to provide journalists with scientific information. By mixing elements of press release and news text, this format brings the relevance of the inverted pyramid and the novelty news to attract journalists, interested, briefly, in the disseminated research results and their impact on people’s lives. Preliminary experiences of monitoring the impact of our productions have shown that the model has good acceptance with journalists and communication vehicles registered at Bori – all press releases were somehow used in the media. More systematic and in-depth analyses will follow to understand and even quantify the extent of the impact of our disseminations. We believe that the model can serve as inspiration both for university press officers who want to intensify or even start to disseminate press releases about research carried out in the institution, and for publishers who want to innovate in their format and attract more public interest to journals. After all, journalistic formats still have their usefulness in the media, because they can synthesize the essentials of the story to be told, regardless of the medium used. Finally, we envision that the adoption of this model by these press offices of different research institutions in Brazil can bring an impact on the visibility of scientific production in the national press – and, consequently, in people’s lives. After all, arousing the interest of journalists for the research results generated in these institutions is a first step towards consolidating them as perennial information sources for small and large communication vehicles. This movement can lead to the construction of an ecosystem of initiatives that strengthen and bring science closer to journalism and, consequently, to the Brazilian population – which can lead to the strengthening of our scientific culture. As we have discussed in this paper, increasing the dialogue of science with society is, after all, a matter of survival for Brazilian science itself. And Brazilian science badly needs to survive. 1 The agency is named "Bori" in honor of the Brazilian scientist Carolina Bori (1924-2004), a researcher in the field of experimental psychology and the first female president of the Brazilian Society for the Advancement of Science (SBPC). 2 The first case of COVID-19 was identified on February 26, 2020, two weeks after Bori's launch on February 12, 2020. 3 See https://www.scimagojr.com/countryrank.php?year=2021. Accessed on: 9 nov. 2022. 4 The project had initial support from Fapesp and, since 2019, from the Serrapilheira Institute. In 2020, Agência Bori was also selected for the Google News Initiative Startup Lab for 20-week training, mentoring, and financial support, and in 2021 it also started receiving support from Instituto Ibirapitanga and, in 2022, of Instituto Clima e Sociedade (iCS). 5 At Bori we also offer registered journalists contacts of scientists to be used as sources. By September 2021, there were more than 500 researchers serving as sources for the press at Bori's list – with cell phone and email. We also organize courses and thematic awareness-raising immersions for the press to discuss and bring scientific evidence to factual coverage, such as the release of the IPCC report (UN Intergovernmental Panel on Climate Change) or news coverage on COVID-19 vaccines. In this article, however, we will work specifically on the explanatory texts that provide the basis for the anticipation of scientific research to the press. 6 All the references written in Portuguese or other languages have been freely translated to English. 7 See https://www.eurekalert.org/. Accessed on: 8 oct. 2021. 8 MCTI's budget reached R$9.5 billion in 2013 and since then has suffered declines annually (FOLHA, 2019). The budget forecast for 2022 is less than 1 billion reais. 9 See https://www.scielo.br/. Accessed on: 8 oct. 2021. 10 Scientific articles from journals outside SciELO are also disseminated by Bori, but in this case, the authors send their papers directly to the agency. 11 By February 2021, more than 1,400 journalists registered from all over the country were accessing the Agência Bori daily. 12 We call "spokesperson scientist" all the researchers who are responsible, at Bori, for being available to the press during the dissemination period of the research (in most cases, this is the main author of the study). In Bori's first year, half of them had a female spokesperson. 13 See https://abori.com.br/ambiente/carnaval-de-salvador-afeta-vida-marinha-diz-estudo/. Accessed on: 8 Oct. 2021).
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