Acessibilidade / Reportar erro

A dimensão local na indústria da música – um olhar antroponômico

O presente trabalho aborda a reconstrução de alguns dos processos globais da produção da indústria cultural da música e suas dimensões locais por meio do relato de uma família de músicos de uma banda de um povo do centro-oeste do México. Para entender as características e as propriedades do nosso objetivo, faremos uso da perspectiva antroponômica proposta por Bertaux como alternativa conceitual sensível a "outra" produção que não se esgota na economia de bens matérias, uma vez que documenta um processo diferente, e por vezes complementar, pelo qual se gera mentes e corpos aptos para certo tipo de atividade em um tempo e um espaço social determinado. Como resultado, destacamos que as macro estruturas sociais que ao mesmo tempo produziam três gerações de músicos "aptos", fazia nascer e se desenvolver progressivamente no México um mercado complexo que testemunha a sintonia relativa de um tempo local e outro da indústria cultural.

Indústria cultural; Música; Cultura; Banda Comala


Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br