Acessibilidade / Reportar erro

A dimensão local na indústria da música – um olhar antroponômico

O presente trabalho aborda a reconstrução de alguns dos processos globais da produção da indústria cultural da música e suas dimensões locais por meio do relato de uma família de músicos de uma banda de um povo do centro-oeste do México. Para entender as características e as propriedades do nosso objetivo, faremos uso da perspectiva antroponômica proposta por Bertaux como alternativa conceitual sensível a "outra" produção que não se esgota na economia de bens matérias, uma vez que documenta um processo diferente, e por vezes complementar, pelo qual se gera mentes e corpos aptos para certo tipo de atividade em um tempo e um espaço social determinado. Como resultado, destacamos que as macro estruturas sociais que ao mesmo tempo produziam três gerações de músicos "aptos", fazia nascer e se desenvolver progressivamente no México um mercado complexo que testemunha a sintonia relativa de um tempo local e outro da indústria cultural.

Indústria cultural; Música; Cultura; Banda Comala


Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br