Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 39, Número: 3, Publicado: 2016
  • Aos leitores Aos Leitores

    Peruzzo, Cicilia M. Krohling; Malcher, Maria Ataide
  • Curso de graduação em Jornalismo da Terra: construindo uma outra comunicação pela vivência de uma cidadania insurgente Artigos

    Nunes, Márcia Vidal; Oliveira, Catarina Tereza Farias de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição do curso de graduação em Jornalismo da Terra, da Universidade Federal do Ceará, à reflexão dos processos de comunicação internos e externos dos assentados e assentadas do MST e do MAB no Brasil. A metodologia utilizada foi a descrição de aspectos diversos do curso e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos 45 trabalhos de conclusão de graduação dos alunos. Estes trabalhos, abordando temáticas de natureza diversa, analisando experiências de comunicação nos assentamentos e na sociedade, ou realizando produtos de comunicação alternativos, demonstram a participação do curso na reflexão da Comunicação entre os militantes do Movimento Sem Terra e com a sociedade em geral, ampliando o exercício de uma cidadania, que se classificaria como insurgente, na concepção de Holston (2013).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es evaluar la contribución de curso Periodismo de la Tierra, de la Universidad Federal de Ceará, para el reflejo de los procesos de comunicación interna y externa de los asentados y asentadas del MST y do MAB en Brasil. La metodología utilizada fue la descripción de varios aspectos del curso y el análisis de contenido (BARDIN, 2011) de 45 tesis de grado de los estudiantes. Estos trabajos sobre temas de naturaleza diversa, analizan experiencias de comunicación en los asentamientos y en la sociedad, o realizan productos de comunicación alternativos, demuestran la participación del curso en la reflexión de la Comunicación los activistas del Movimiento Sin Tierra con la sociedad en general, de modo a amplificar el ejercicio de la ciudadanía, que podría considerarse insurgente en la concepción de Holston (2013).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study is to evaluate the Earth Journalism course, the contribution of the Universidade Federal do Ceará to the reflection of internal and external communication processes of settlements and settlers of the MST in Brazil. The methodology used was the account of various aspects of the course and content analysis (BARDIN, 2011) of 45 works of completion of undergraduate students. These work, by addressing issues of different nature, analyzing communication experiences in the settlements and society, or performing alternative communication products, demonstrate the participation of the ongoing reflection on Communication between activists of the Landless Movement and society in general, expanding the exercise of citizenship, which would qualify as insurgent in the design of Holston (2013).
  • Acesso e participação cidadã. Uma atualização de indicadores para a democratização das Comunicações Artigos

    Linares, Alejandro

    Resumo em Português:

    Resumo Acesso e participação são conceitos que surgiram na década de 70 como indicadores dos níveis de democratização das comunicações audiovisuais. Este trabalho visa atualizar essas noções em um novo cenário definido pela convergência entre os setores divergentes no passado, como audiovisual, informática e telecomunicações. Para isso, é realizado uma revisão dos desenvolvimentos teóricos mais recentes que abordam as mudanças no amplo setor da Comunicação, desde propostas de políticas de comunicação a recomendações políticas que emanam de documentos internacionais de direitos humanos. A reflexão sugere que o potencial tecnológico real para prestar um serviço universal convergente, fornecendo internet, audiovisual e serviços de telefone em toda a Argentina, pode ser seriamente limitado por modalidades de acesso e participação onerosas e/ou condicionadas que reproduzem cidadanias comunicacionais estratificadas. O texto aponta para a construção de indicadores de acesso e participação cidadã que almeijam condensar situações concretas a partir de um olhar histórico que contemple, além de tudo, a veloz e crescente dinâmica do processo de convergência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Acceso y participación ciudadana son conceptos que surgieron en la década del 1970 como indicadores de los niveles de democratización de las comunicaciones audiovisuales. El trabajo busca actualizar estas nociones en el escenario de la convergencia entre sectores antes divergentes, como el audiovisual, la informática y las telecomunicaciones. Para esto, se realiza una revisión de los desarrollos teóricos más recientes que abordan las transformaciones del amplio sector de la Comunicación desde propuestas de políticas de comunicación y desde recomendaciones normativas de documentos emanados de organismos internacionales de derechos humanos. La reflexión plantea que la potencialidad tecnológica real de brindar un servicio universal convergente, con la provisión de internet, contenidos audiovisuales y servicios puede verse limitada por modalidades de acceso y participación onerosas y/o condicionadas que reproduzcan ciudadanías comunicacionales estratificadas. El texto apunta a construir indicadores de acceso y participación ciudadana que logren condensar estados de situación concretos desde una mirada histórica que, además, contemple la dinámica crecientemente veloz del proceso de convergencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Access and participation are concepts that emerged in the 70s as indicators of the levels of democratization of audiovisual communications. The work seeks to update these notions in a new scenario defined by the convergence between divergent sectors in the past such as audiovisual, computing and telecommunications. For this, is carried out a review of the most recent theoretical developments that address the changes in the broad sector of communication from the view of communication policy proposals and recommendations of legislation emanating from documents of international human rights. Reflection suggests that the actual technological potential to provide a converging universal service, providing internet, audiovisual and telephone services throughout Argentina, it can be seriously limited by onerous conditional modes of access, that can reproduce stratified communication citizenships. This work tries to generate indicators of access and participation that condense particular situations but with a historical look that also consider the increasingly rapid convergence process dynamics.
  • Alteridade, sofrimento social e potência política em relatos de si no projeto “SP Invisível” no Facebook Artigos

    Marques, Ângela Cristina Salgueiro; Martino, Luis Mauro Sá; Coêlho, Tamires Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo discutir como imagens e textos que configuram os relatos do projeto São Paulo Invisível podem caracterizar uma potência política que deriva não só das possibilidades enunciativas proporcionadas pelo Facebook, mas também das táticas de indivíduos e grupos que recusam seu posicionamento dentro de ordens discursivas estabelecidas e estanques. Por potência política dos enunciados e dos modos de enunciação proporcionados pelo Facebook estamos considerando as tentativas de questionamento da ausência de um lugar de fala para os subalternos e a construção de “relatos de si” marcados pelo sofrimento social e pela falta de reconhecimento. Foram analisados 17 relatos postados na página do projeto entre os dias 3 e 27 de fevereiro de 2015, além dos 30 primeiros comentários feitos a cada post de modo a conhecer o impacto moral das narrativas e verificar se os anônimos retratados participaram dessas trocas como interlocutores. As imagens e os relatos analisados sugerem modos de subjetivação política marcados pela busca de emancipação e reconhecimento, mas constrangidos por mecanismos de visibilidade que frequentemente oprimem, silenciam e invizibilizam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es discutir como imágenes y textos que configuran las historias del proyecto São Paulo Invisible pueden caracterizar una potencia política que resulta no sólo de las posibilidades enunciativas del Facebook, pero también de las tácticas de individuos y de grupos que recusan su colocación dentro de las órdenes discursivas establecidas y estanques. Por potencia política de las declaraciones y las maneras de enunciación proporcionadas por el Facebook estamos considerando las tentativas de cuestionamiento de la ausencia de un lugar de palabra para los subalternos y la construcción de “relatos de sí” marcados por el sufrimiento social y la carencia de reconocimiento. Analisamos17 posts de historias publicadas en la página del proyecto entre los días 3 y 27 de febrero de 2015, e también los 30 primeros comentarios hechos a cada post para conocer el impacto moral de las narrativas y verificar si los anónimos retratados habían participado de estos intercambios como interlocutores. Las imágenes y las historias analizadas sugieren maneras de subjetivación política marcadas por la búsqueda de emancipación y reconocimiento, pero que constreñidas por mecanismos de visibilidad que frecuentemente oprimen, silencian y invizibilizan.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to discuss how images and texts that configure the testimonies of the Project São Paulo Invisible can characterize a political power that drift not only of enunciative possibilities offered by Facebook, but also of the tactics of individuals and groups that refuse being positioned inside established discursive orders. By political power of the statements and enunciation ways displayed by Facebook we are considering the questioning attempts to the absence of a speaking place to subaltern people and the elaboration of “accounts of oneself” marked by social suffering and lack of recognition. We analyzed 17 posts in the Facebook page of the project between 3 and 27 February 2015. We also analyzed the first 30 commentaries to each post in order to know the moral impact of the narratives and to verify if the anonymous portrayed by the project had participated of these exchanges as interlocutors. The analyzed images and stories suggest ways of political subjectivation marked by the search of emancipation and recognition, but frequently constrained by mechanisms of visibility that can oppress, silence and enhance opacity.
  • Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook Artigos

    Medeiros, Haroldo de Sá; Diniz, Joanice Maria Araújo; Arruda, Danielle Miranda de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão de mensagens.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Por medio de la interactividad, la formación de comunidades y la influencia ideológica, los medios sociales se han convertido en un espacio único para la participación política. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la difusión de información sobre la política no ética en los medios sociales y las reacciones de sus usuarios. A través de análisis de categorías y estadísticas descriptivas se analizaron 2.517 comentarios en 57 posts de cinco partidos políticos de Brasil con el mayor número de seguidores en Facebook. Los resultados indican la existencia de cinco categorías de posts y 20 subcategorías de posts de los partidos políticos. Los comentarios mostraron tres elementos importantes: razones ideológicas, de agresión y de humor. Se observó que no hay reciprocidad en la interacción entre los partidos políticos y de los usuarios y que el uso de Facebook es sólo una herramienta que se utiliza para enviar mensajes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through interactivity, community formation and ideological influence, social media have become a unique space for political participation. Thus, this article aims to analyze the relationship between the dissemination of information about unethical policy on social media and the reactions of their users. Through category analysis and descriptive statistics were analyzed 2,517 comments in 57 posts of five Brazilian political parties with the largest number of followers on Facebook. The results indicate the existence of five post categories and 20 post subcategories of political parties. The comments showed three important elements: ideological reasons, aggression and mood. It was observed that there is no reciprocity in the interaction between political parties and users and that the use of Facebook is just a tool used for sending messages.
  • #vergonhabrasil: controvérsias midiatizadas no Twitter durante e após o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha Artigos

    d’Andréa, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho discute a emergência de redes de retweets (RTs) no Twitter na semifinal entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo FIFA 2014. O objetivo é analisar as principais redes de retweets em torno da hashtag #vergonhabrasil durante e após a partida, visando identificar a diversidade de questões levantadas pelos tweets mais retuitados e em que medida as redes agenciadas por essa hashtag alavancaram um fórum híbrido temporário. À luz da Teoria Ator-Rede, consideramos esse megaevento esportivo como um projeto controverso e identificamos que a derrota da Seleção Brasileira (1 x 7) desencadeou uma subcontrovérsia nas redes sociais online, alavancando debates que resignificaram discussões relativas à política partidária e identidade nacional. Levando em conta a hibridização das controvérsias com os ambientes midiáticos em que elas se efetivam, produzimos visualizações das principais redes de um dataset com 37.029 retweets e discutimos em termos qualitativos como as associações entre perfis se modificaram ao longo de cinco horas de debate.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza el surgimiento de redes de retweets (RTs) en Twitter en la semifinal entre Brasil y Alemania en la Copa Mundial de la FIFA 2014. El objetivo es analizar las principales redes de retweets de la hashtag #vergonhabrasil durante y después del partido, para identificar la diversidad de las cuestiones planteadas y el grado en que las redes auspiciadas por hashtag apalancadas un “foro híbrido” temporal. A la luz de la teoría del actor-red, consideramos este mega evento deportivo como un proyecto controvertido e identificamos que la derrota de la selección brasileña provocó una subcontrovérsia en Twitter, resignificando discusiones cerca de la política partidista y la identidad nacional. Producimos visualizaciones de redes de RTs extraídas de un total de 37,029 retweets y discutimos en términos cualitativos como las asociaciones entre los perfiles han cambiado a lo largo de cinco horas de debate.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the emergence of retweet (RT) networks on Twitter during the FIFA World Cup 2014 semifinal match between Brazil and Germany. The aim is to analyze the major retweet networks brokered by the #vergonhabrasil (shameonbrazil) hashtag during and after the match in order to identify the range of issues and the extent to which the networks brokered by the hashtag generated a temporary “hybrid forum”. Based in Actor-Network Theory, we consider this mega sporting event as a controversial project, and we verify that Brazil’s 1–7 defeat set off a sub-controversy on social media, fostering debates that encompassed discussions concerning party politics and national identity. In considering the hybridization of the controversies within the media platforms in which they take place, we produce visualizations of the main RTs networks from a dataset containing 37,029 retweets to discuss how the associations between the profiles changed during five hours of debate.
  • O discurso de veículos jornalísticos e a repercussão da audiência no Twitter sobre os protestos de 15 de março de 2015 no Brasil Artigos

    Recuero, Raquel; Bittencourt, Maria Clara Aquino; Zago, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho tem por objetivo discutir como os veículos jornalísticos descreveram os protestos de 15 de março de 2015 no Twitter e como essas descrições repercutiram em suas audiências na mesma ferramenta. Para tanto, parte de um conjunto de dados composto por tweets e retweets de Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 e Folha de S.Paulo. O discurso dos veículos foi observado a partir do emprego de uma análise de conteúdo focada em contingência, ao passo que a repercussão foi observada por meio da identificação das mensagens mais replicadas. Os resultados apontam para pequenas diferenças na agenda entre o que os meios postam e o que o público confere destaque por meio de retweets. Percebe-se que o protesto ter sido ou não contra o governo Dilma pode não ter sido o que mais interessou as audiências naquele momento. Informações pontuais sobre os atos nas ruas receberam mais destaque por meio dos retweets do que outras que apenas anunciavam os protestos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo analizar cómo los vehículos periodísticos describieron las manifestaciones del 15 de marzo de 2015 en Twitter y cómo esas descripciones se hizo eco en sus audiencias en la misma herramienta. Para eso, se parte de un conjunto de dados compuesto de tweets y retweets de Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 y Folha de S.Paulo. El discurso de los vehículos fue observado a partir de la utilización de una análisis de contenido centrado en contingencia, mientras que el impacto se observó mediante la identificación de los mensajes más replicados. Los resultados muestran pequeñas diferencias entre la agenda de los vehículos y lo que el público destaca a través de retweets. Se observa que el facto de la manifestación ser o no contra el gobierno Dilma puede no haber sido lo que más interesó la audiencia en ese momento. Información específica sobre los actos en las calles recibieron más destaque que otras mensajes solamente anunciando las protestas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we aim to discuss how news journalistic vehicles described the Brazilian March 15th demonstrations on Twitter and how these descriptions of the event reverberated in the audiences in the same tool. To that end, we part from a data set composed of tweets and retweets of Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 and Folha de S.Paulo. We observed the media discourses using a contingent content analysis, whereas we observed the reverberation by identifying the most replicated messages. The results point to small differences between what the media post and what the public reverberates through retweets. We identified that whether the demonstration was or was not against Dilma’s government may not have been the fact that most interested the audiences at that time. Timely information about the events on the streets received more emphasis through retweets than messages that just announced the demonstrations.
  • Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil Artigos

    Carvalho, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentamos um levantamento das iniciativas recentes desenvolvidas institucionalmente no Brasil a respeito da mídia pública. A hipótese é que o crescimento quantitativo das pesquisas, que contribuem para a construção da mídia pública como objeto de estudo, sobretudo, no campo da Comunicação, é decorrente do aprofundamento das políticas públicas na área. A pesquisa baseia-se principalmente nos trabalhos apresentados na etapa nacional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), entre os anos de 2001 e 2015. A partir do levantamento dos títulos de trabalhos apresentados, verificamos tendências na pesquisa, que apontam para o crescimento da temática na área relacionada, principalmente, a aspectos políticos e econômicos. O avanço da pesquisa no meio está relacionado principalmente a dois casos referenciais nos estudos, a TV Brasil, criada em 2007, e a TV Cultura, emissora pública do Governo de São Paulo, criada há mais de 30 anos, indicando a relevância conjuntural para o interesse da pesquisa em mídia pública no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se presenta un estudio de las iniciativas recientes desarrollado institucionalmente en Brasil sobre los medios públicos. La hipótesis es que el crecimiento cuantitativo de la investigación que contribuya a la construcción de los medios públicos como objeto de estudio, especialmente en el campo de la Comunicación, se debe al fortalecimiento de las políticas públicas en el área. La investigación se basa principalmente en los documentos presentados en la fase nacional del Congreso Brasileño de Ciencias de la Comunicación (INTERCOM), entre los años 2001 y 2015. A partir de la encuesta de los títulos de los trabajos presentados, encontramos tendencias en la investigación, lo que demuestra el crecimiento de la materia en el campo relacionado, especialmente los aspectos políticos y económicos.También analizamos brevemente dos casos de referencia de estudios, la TV Brasil, fundada en 2007, y el TV Cultura, la cadena pública del Gobierno de São Paulo, creó más de 30 años, lo que indica la relevancia cíclica al interés del público en la investigación de los medios de comunicación en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The survey presented here is the result of recent initiatives developed institutionally in Brazil about the public media. The hypothesis is that the quantitative growth of research that contributes to the construction of public media as an object of study, especially in the Communication field, is due to the strengthening of public policies in the area. The research is mainly based on papers presented on the national stage of the Brazilian Congress of Communication Sciences (INTERCOM), between 2001 and 2015. From the survey of the titles of the works presented, we find trends in research, which shows the growth of the theme in the related field, especially the political and economic aspects. We also look briefly at two reference case studies, TV Brazil, established in 2007, and TV Cultura, the public broadcaster of São Paulo’s government, created more than 30 years ago, indicating the cyclical relevance to the research interest in public media in Brazil.
  • Revistas de comunicação brasileiras registram a pesquisa sobre rádio (2002-2012) Artigos

    Haussen, Doris Fagundes

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo traça um panorama dos textos sobre o rádio publicados em revistas brasileiras da área da Comunicação classificadas como Qualis A2 e B1 pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e verifica os conteúdos preponderantes, os principais autores e as referências bibliográficas mais utilizadas. Pretendeu-se, assim, ter uma visão mais precisa do espaço ocupado pelo rádio nas publicações científicas da área. Para a composição do corpus, foram selecionados aqueles em que o título, o resumo e as palavras-chave indicassem a vinculação com o tema “rádio”. Verificou-se que esses periódicos têm um papel relevante no registro histórico da pesquisa sobre o rádio e que revelam um olhar crítico dos pesquisadores sobre a temática radiofônica e a sua relação com a sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo proporciona una visión general de los textos sobre la radio publicados en revistas del área de Comunicación de Brasil clasificadas como Qualis A2 y B1 por la CAPES – Coordinación de Formación de Personal de Educación Superior – y comprueba el contenido predominante, los principales autores y las referencias bibliográficas más utilizadas. Se pretende así tener una visión más precisa del espacio ocupado por la radio en las publicaciones científicas. Para la elección de los textos, fueron seleccionados aquellos en que el título, el resumen y las palabras clave indicaran el vínculo con la temática de la radio. Se encontró que las publicaciones tienen papel relevante y que revelan una mirada crítica de los investigadores en el tema de la radio y su relación con la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article provides an overview of the texts about radio broadcasting published in Brazilian journals in the Communication area classified as Qualis A2 and B1 by CAPES – Coordination of the Higher Education Personnel Training – and checks the predominant content, the main authors and bibliographic references commonly used. It was intended to thus have a more accurate view of the space occupied by the radio broadcasting in the area of the scientific publications. In order to collect the texts for the composition of the corpus for the analysis, search results including tittle, summary and keywords indicating a connection with the theme “radiobroadcasting” were selected. It was found that these journals have an important role in the historical research about radio and reveal a critical look of the researchers on the radio broadcasting theme and its relationship with society.
  • O novo show cinema como estratégia comercial. Uma análise das tendências de consumo de salas de cinema Artigos

    Moguillansky, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise da evolução do consumo de cinema nas salas, à luz do novo regulamento e do número de alterações que ocorreram no período. A análise é baseada em dados quantitativos e qualitativos a partir de fontes diversas para reconstruir tendências de consumo nos cinemas, escolha dos espectadores e motivações. De acordo com estes dados, a produção cine matográfica é dividida em dois tipos: os filmes “para ver no cinema” e os filmes “para ver em casa”. A bilheteria das salas de cinema responde principalmente ao bom desempenho de filmes infantis, sequências, filmes 3D e de alto impacto visual. O cinema argentino é consumido na televisão ou por DVD, sobretudo em casa, com exceção de um número limitado de filmes e um setor especial do público que escolhe assistir nas salas de cinema para apoiar explicitamente o cinema nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la Argentina, se acaban de cumplir diez años de la introducción de dos políticas de regulación de la exhibición que buscaron proteger al cine nacional: la cuota de pantalla y la media de continuidad. En este trabajo, proponemos un análisis de la evolución del consumo de cine en salas, a la luz de la nueva regulación y de una serie de cambios que se produjeron en el período. El análisis se basa en datos cuantitativos y cualitativos de fuentes complementarias que nos permiten reconstruir las tendencias de la asistencia a salas, las elecciones de los espectadores y sus motivaciones. Según estos datos, el cine se escinde en dos grandes territorios: por un lado, las películas “para ver en el cine”, y por otro lado, las películas “para ver en casa”. La recaudación en salas se sostiene principalmente en la buena performance de las películas infantiles, las secuelas, el 3D y las películas de alto impacto visual. El cine argentino se consume sobre todo por televisión y en el hogar, con la excepción de un conjunto limitado de películas y de un sector especial del público que elige explícitamente apoyar al cine argentino concurriendo a las salas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Argentina, we have just achieved ten years of the application of a screen quota and continuity media, two policies that regulate film exhibition and which intended to protect national cinema. In this article, we perform an analysis of the evolution of por: the comsumption of films in movie theaters, in the light of the new regulation and of a series of changes that took place in the period. This analysis is based on quantitative and qualitative data from different sources, which allow us to delineate a panorama of the patterns of cinema-going. According to the analyzed data, movie theater is being split into two different territories: on the one hand, there are films “to be seen at the cinema”, and on the other hand, there are films “to be seen at home”. Argentinian cinema is mainly falling into the second category, with the exception of a limited set of films. And a special sector of spectators that support Argentinian cinema explicitly Finally, the box office of the cinemas is sustained principally on the good performance of children movies, sequels, 3D and films with high visual impact.
  • Plágio acadêmico: a responsabilidade das associações científicas Arena

    Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo faz uma análise da responsabilidade civil das associações científicas em relação ao plágio cometido por terceiros. Investiga de que forma essas associações podem ou não ser responsabilizadas por textos plagiados que lhe são apresentados e, consequentemente, publicados em seus websites. Propõe uma análise que relaciona o fenômeno das transformações sociais introduzidas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, em especial a internet, com a legislação vigente de proteção aos direitos do autor. A partir daí, fundamenta a análise conceitual da responsabilidade civil e das teorias da culpa e do risco. Finalmente, analisa as mudanças nesta relação introduzidas pelas NTICs e as interpretações a ela dadas pelo Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014. Como conclusão, aponta que tais associações – equiparadas a portais de conteúdo da internet – podem ser responsabilizadas objetivamente em caso de plágio, se quando notificadas judicialmente não retirarem de seus websites os textos plagiados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo el análisis de la responsabilidad de las asociaciones científicas en relación con el plagio cometido por terceros. Investiga cómo estas asociaciones pueden o no pueden ser declaradas responsables de los textos plagiados que se le presenten y, en consecuencia publicados en sus sitios web. Propone un análisis que relaciona el fenómeno de los cambios sociales provocados por las Tecnologías de Información y Comunicación – TICs, especialmente internet, con la legislación vigente para la protección de los derechos de autor. A partir de ahí, subyace el análisis conceptual de la responsabilidad y las teorías de la culpa y el riesgo. Por último, se analizan los cambios en esta relación introducida por las TIC y las interpretaciones dadas a él por el Marco Civil de Internet, en vigor desde 2014. En conclusión señala que estas asociaciones – tratadas como portales de contenidos de internet – objetivamente se hacen responsables en caso de plagio, cuando la corte notificado no vayan a retirar sus sitios web el texto plagiado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article has as object the analysis of liability of scientific associations in relation to plagiarism committed by third parties. It investigates how these associations may or may not be held liable for plagiarized texts submitted to them and consequently published on their websites. This work proposes an analysis that relates the phenomenon of social changes brought about by Information and Communication Technologies – ICTs, especially the internet, with the current legislation for the protection of authors’ rights. From there, this paper underlies the conceptual analysis of liability and theories of guilt and risk. Finally, we analyze the changes in this relationship introduced by ICTs and the interpretations given to it by the Civil Marco Internet, in force since 2014. In conclusion this article points out that such associations – treated as Internet content portals – can objectively be held responsible in case of plagiarism, when notified court do not withdraw their websites the plagiarized text.
  • O Fotojornalismo em pauta Entrevista – Diálogos Midiológicos 35

    Sousa, Jorge Pedro; Almeida, Aline Gama de; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa
  • Jornalismo de proximidade em um mundo conectado Resenhas

    Volpato, Marcelo de Oliveira
  • O jornalismo e a política representativa no Brasil Resenhas

    Gouveia, Ricardo
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br