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Mamíferos atropelados na região norte da Amazônia e comparações com rodovias de outras regiões do Brasil.

RESUMO

As rodovias e o fluxo de veículos contribuem para os processos de fragmentação da paisagem e alteração do habitat natural, representando ameaça para conservação das espécies em diversos biomas. Este estudo avalia os registros de atropelamentos das espécies de mamíferos silvestres e compara este com outros 37 estudos realizados no Brasil, para avaliar a riqueza e diversidade de espécies ameaçadas em distintas ecorregiões. O estudo foi realizado entre junho de 2007 e junho de 2008, ao longo de 60 km da rota BR-364, entre os municípios de Ouro Preto d’Oeste e Presidente Médici, no estado de Rondônia. Foram registrados 220 atropelamentos pertencentes a 13 espécies de mamíferos. Cingualata, Pilosa e Carnivora foram as ordens mais representadas, sendo Dasypus novemcinctus a espécie mais significativa (56.7%), seguida por Tamandua tetradactyla (10.5%) e Cerdocyon thous (8.2%), refletindo a capacidade de adaptação das espécies às alterações do habitats e a presença humana. O número de atropelamentos de indivíduos e espécies não indicaram diferenças significativas entre estações climáticas. Este estudo indica altos índices de atropelamentos de indivíduos (3.38 indivíduos/km/ano) e moderado número de espécies atropeladas (0.20 espécies/km/ano) para a região em relação a outras localidades no Brasil, com 46% das espécies em status de ameaça. As rodovias nas ecorregiões do Cerrado apresentaram resultados significativamente maiores de espécies ameaçadas (média de 52%) em relação ao Pampa (24%), porém não houve diferença significativa se comparado às rodovias na Amazônia (37%) e Mata Atlântica (31%). Os dados reforçam a necessidade de medidas emergenciais para minimizar impactos por atropelamentos da mastofauna, recomendando prioridade em rodovias mais impactadas e ecorregiões mais ameaçadas.

PALAVRAS-CHAVE
Impacto ambiental; fragmentação de habitat; hotspots; fauna ameaçada

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