Acessibilidade / Reportar erro

Áreas de endemismo na Mata Atlântica Brasileira baseadas na distribuição de besouros rola-bostas (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae)

RESUMO

Nossos objetivos foram determinar se o padrão de distribuição geográfica de besouros rola-bostas na Mata Atlântica Brasileira (MAB), no sudeste do Brasil, permite a identificação das áreas de endemismo nesse bioma, como o número e os limites das áreas de endemismo variam com a escala espacial usada na análise, se as áreas de endemismo aqui identificadas são consistentes com propostas anteriores descritas na literatura. Utilizamos a análise de endemicidade (NDM) sobre os padrões de distribuição de 198 espécies e subespécies de besouros rola-bostas, a fim de identificar áreas de endemismo em grades de 0,25°x0,25°, 0,5°x0, 5° e 1°x1°. Foram identificadas 15 áreas de consenso (AC) com os diferentes tamanhos de quadrículas empregados (duas de 0,25°, três de 0,5° e 10 do 1°). Nossos resultados corroboram as premissas sobre a influência do tamanho da grade, uma vez que um número menor de AC foi identificado nas quadrículas de 0,25° (02 AC), enquanto que ao aumentar o tamanho das unidades, houve um aumento no número de áreas de endemismo (10 AC do 1°). Apesar de diferentes níveis de congruência geográfica, as áreas de endemismo localizadas no MAB descritas em outros trabalhos são corroboradas, total ou parcialmente. A sobreposição dessas AC permitiu a definição de três áreas generalizadas de endemismo: Sudeste, Central e Sudoeste. Essas áreas generalizadas englobaram habitats com grande variedade ambiental, influenciando potencialmente os níveis de endemismo de espécies de besouros. Além disso, eles foram corroborados por outras áreas de endemismo descritas na literatura, permitindo argumentar que os processos que formam essas regiões influenciaram as espécies de besouros como descrito para outros grupos de organismos.

PALAVRAS-CHAVE
Biogeografia; análise de endemicidade; NDM/VNDM; áreas de consenso

Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br