Acessibilidade / Reportar erro

Intermolecular Alignment Dependence of Ethylene Glycol Flow on the Chemical Nature of the Solid Surface (Borosilicate and SnO2)

Este trabalho estuda o fluxo de etileno glicol (MEG) sobre duas superfícies sólidas com constituições químicas diferentes: borossilicato e dióxido de estanho (SnO2). O alinhamento intermolecular, determinado como polarização e anisotropia, mostrou dependência da natureza química do sólido. A razão entre as tensões interfaciais dinâmicas foi 1.09 ± 0.07, devendo ser maior para MEG/borossilicato do que para MEG/SnO2. A razão da capilaridade foi 0.92 ± 0.06, sendo menor para MEG/borossilicato. Medidas estáticas do ângulo de contato mostraram valores menores para borossilicato do que para SnO2. Os mapas de polarização e anisotropia apresentaram valores mais altos para MEG/SnO2, o que pode ser explicado pela alta tensão interfacial do MEG/borossilicato. Estes resultados são compatíveis com interações de volume mais fortes em MEG/SnO2 e com contribuições de superfície mais fortes em MEG/borossilicato. Isto pode ser atribuído ao borossilicato ser mais eletronegativo, favorecendo mais as pontes de hidrogênio com o MEG.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br