RESUMO
Introdução:
A diálise peritoneal (DP) tem sido considerada uma opção segura de terapia em pacientes com doença renal terminal com necessidade urgente de diálise. Recentemente, foi proposto que a DP de início urgente (US-PD) fosse definida quando a DP iniciar dentro de 72 horas após o implante do cateter, e a DP de "início precoce" (ES-PD) quando a DP iniciar entre 3 e 14 dias após o procedimento. Nosso objetivo foi comparar características demográficas e clínicas entre pacientes em US-PD e ES-PD, bem como complicações em 30 dias, internação por 6 meses e taxa de saída do tratamento.
Métodos:
Pacientes adultos iniciando DP em até 14 dias após a inserção do cateter (outubro/2016 - fevereiro/2019) foram incluídos e divididos no grupo US-PD ou ES-PD com base no tempo de início da DP. Dados clínicos e demográficos, volume de preenchimento na primeira sessão de DP, complicações em 30 dias, hospitalização por 6 meses e taxa de saída foram avaliados.
Resultados:
Em nosso estudo, 72 pacientes foram analisados (US-PD = 40, ES-PD = 32) com média de idade de 53,2 ± 15,2 anos. Não foram encontradas diferenças entre US-PD e ES-PD em relação às características demográficas, complicações em 30 dias, hospitalização por 6 meses e saída do tratamento. A complicação de curto prazo mais frequente nos pacientes que iniciaram a DP com urgência foi o extravasamento de líquido peritoneal. A causa mais comum de saída foi a transferência para HD.
Conclusão:
Mais da metade da nossa amostra iniciou a DP menos de 72 horas após a inserção do cateter. A falta de diferença nos desfechos mensurados em comparação com os pacientes que iniciaram o tratamento após esse período incentiva o uso de US-PD quando necessário.
Descritores:
Diálise Peritoneal; Falência Renal Crônica; Terapia de Substituição Renal