Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre o escore de desnutrição-inflamação (MIS) e qualidade de vida em pacientes idosos em hemodiálise

Resumo

Introdução:

O processo de desnutrição-inflamação é uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes com DRC, influenciando a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi identificar o estado inflamatório e nutricional de idosos em hemodiálise (HD) e sua associação com qualidade de vida.

Métodos:

Estudo realizado em serviços de saúde de três cidades diferentes. O Escore de Desnutrição-Inflamação (MIS, por sua sigla em inglês) foi utilizado para avaliar estado inflamatório e nutricional, com medidas antropométricas, estado proteico, massa magra e funcionalidade. A qualidade de vida foi avaliada com KDQOL-SFTM. Os dados foram analisados utilizando análise multivariada e modelo de Poisson para avaliar fatores que aumentaram o risco de desenvolver desnutrição e inflamação.

Resultados:

O MIS identificou prevalência de 52,2% de desnutrição e inflamação na população. Na análise univariada, a maioria dos domínios do KDQOL-SFTM apresentou escores maiores para idosos nutridos. Medidas antropométricas associadas à massa muscular e funcionalidade foram menores em idosos desnutridos. A modelagem multivariada revelou maior risco nutricional de 50,6% para mulheres e idosos pois o risco de desnutrição aumentou em 2,4% para cada ano adicional de vida e em 0,4% para cada mês adicional de HD. Maior circunferência muscular do braço (CMB) e maior albumina sérica foram fatores de redução da desnutrição em 4,6% e 34,7%, respectivamente.

Conclusão:

Demonstrou-se que albumina sérica mais elevada e CMB preservada são bons indicadores de melhor estado nutricional. Maior MIS foi associado a pior qualidade de vida, idade mais avançada, menor renda e escolaridade, maior tempo em diálise e presença de comorbidades.

Descritores:
Desnutrição; Diálise; Insuficiência Renal Crônica; Idosos; Qualidade de Vida

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com