Acessibilidade / Reportar erro

Fenofibrato atenua a lipotoxicidade renal em camundongos uninefrectomizados com obesidade induzida por dieta rica em gordura

Resumo

Introdução:

O objetivo deste estudo foi investigar o papel do fenofibrato, um agonista do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma-α, na lesão renal induzida por obesidade (lipotoxicidade) em camundongos submetidos à uninefrectomia.

Métodos:

Camundongos C57BL/6 foram submetidos a uninefrectomia e cirurgias simuladas (sham) e alimentados com dietas normocalóricas ou rica em gordura. Após 10 semanas, os camundongos obesos receberam fenofibrato a 0,02% por 10 semanas. Avaliamos função e morfologia renal, bem como níveis de mediadores inflamatórios e fibróticos e marcadores do metabolismo lipídico.

Resultados:

Camundongos alimentados com dieta rica em gordura desenvolveram obesidade e hiperlipidemia características, com subsequente acúmulo de lipídios e danos renais, incluindo expansão mesangial, fibrose intersticial, inflamação e proteinúria. Essas alterações foram maiores em camundongos obesos uninefrectomizados do que em camundongos obesos sham. O tratamento com fenofibrato preveniu hiperlipidemia e lesões glomerulares, reduziu o acúmulo de lipídios, melhorou a disfunção renal e atenuou a inflamação e fibrose renal. Além disso, o tratamento com fenofibrato reduziu a expressão no tecido renal do inibidor do ativador do plasminogênio-1, da proteína quimiotática de monócitos-1 e a expressão local do fator de crescimento de fibroblastos-21.

Conclusão:

A ativação do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma-α pelo fenofibrato, com subsequente lipólise, atenuou lesões glomerulares e tubulointersticiais induzidas por lipotoxicidade renal, protegendo, assim, os rins de camundongos uninefrectomizados contra lesões induzidas por obesidade. Os achados do estudo sugerem uma via na ação farmacológica do fenofibrato, fornecendo insights sobre os mecanismos envolvidos no dano renal causado pela obesidade em doadores renais.

Descritores:
Transtornos do Metabolismo dos Lipídeos; Obesidade; Nefrectomia; PPAR alfa; Fatores de Crescimento de Fibroblastos

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com