Acessibilidade / Reportar erro

Uso do sirolimo como terapia adjuvante para receptores de transplante renal com carcinoma espinocelular cutâneo de alto risco: um estudo prospectivo controlado não randomizado

RESUMO

Introdução:

Pesquisas anteriores demonstraram benefícios da conversão tardia para inibidores de mTOR contra carcinomas espinocelulares cutâneos (CECs) em receptores de transplante renal (RTR), apesar da baixa tolerabilidade. Este estudo investigou se a conversão gradual para monoterapia com sirolimo sem dose de ataque modificou o curso da doença com melhor tolerabilidade.

Métodos:

Esse estudo prospectivo exploratório incluiu RTR não sensibilizados com mais de 12 meses pós-transplante, uso contínuo de terapia imunossupressora baseado em inibidor de calcineurina (CNI) associado a micofenolato de sódio ou azatioprina, com lesões de CECs de mau prognóstico. Comparou-se densidades de incidência de CECs de alto risco durante 3 anos após conversão para monoterapia com sirolimo à um grupo não randomizado com CECs classificados conforme os mesmos critérios de gravidade do grupo sirolimo, mas inadequado/não disposto à conversão.

Resultados:

Foram incluídos 44 pacientes (83% homens, idade média 60 ± 9,7 anos, 62% com fototipo de pele II, tempo médio pós-transplante 9 ± 5,7 anos). 25 pacientes foram convertidos para SRL e 19 indivíduos mantidos em CNI. Foi observado tendência de diminuição da densidade de incidência de todos CECs no grupo SRL e de aumento no grupo CNI (1,49 a 1,00 lesões/paciente-ano; 1,74 a 2,08 lesões/paciente-ano; p = 0,141). A densidade de incidência de lesões moderadamente diferenciadas diminuiu significativamente no grupo SRL enquanto aumentou significativamente no grupo CNI (0,31 a 0,11 lesões/paciente-ano; 0,25 a 0,62 lesões/paciente-ano; p = 0,001). No grupo SRL não houve descontinuação do sirolimo, nenhum episódio de rejeição aguda e nenhuma formação de DSA de novo. Função renal permaneceu estável.

Conclusões:

Esse estudo sugere que a monoterapia com sirolimo pode ser útil como terapia adjuvante de CECs de alto risco em RTR. A estratégia de conversão usada foi bem tolerada e segura em relação aos principais desfechos do transplante a médio prazo.

Descritores:
Receptores de Transplante Renal; Carcinoma Espinocelular Cutâneo; Imunossupressão; Sirolimo

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com