Acessibilidade / Reportar erro

Necrose de medula óssea: revisão da literatura

RESUMO

Introdução:

Necrose de medula óssea (NMO) é uma entidade rara, frequentemente não diagnosticada e mais comumente associada a doenças hematológicas.

Metodologia:

Realizou-se revisão da literatura na base de dados do PubMed, utilizando o termo "necrose de medula óssea". Foram encontrados 25 artigos em inglês e 65 relatos de caso.

Resultados e discussão:

A fisiopatologia da NMO não é bem elucidada e parece estar associada a lesão vascular com consequente hipóxia celular por desbalanço na oferta de oxigênio e nutrientes. O fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) provavelmente também está implicado na lesão endotelial e nos sinusoides da medula óssea. Sugere-se o diagnóstico pela presença de anemia, trombocitopenia, reação leucoeritroblástica, níveis elevados de desidrogenase lática e fosfatase alcalina. Aspirado e biópsia de medula óssea e ressonância nuclear magnética são os principais exames diagnósticos. As únicas possibilidades terapêuticas são tratamento da causa de base e medidas suportivas.

Conclusão:

O ponto mais importante no manejo da NMO é a busca por condições neoplásicas associadas.

Unitermos:
necrose de medula óssea; fator de necrose tumoral alfa; leucoeritroblástica; aspirado de medula óssea; biópsia de medula óssea

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br