Acessibilidade / Reportar erro

Nossa capa

NOSSA CAPA OUR MAGAZINE COVER

Johanna Döbereiner

Johanna Döbereiner foi uma das maiores cientistas brasileiras. Seu ramo era a microbiologia do solo e, principalmente, o papel das bactérias fixadoras de nitrogênio nas plantas. De origem tcheca, formou-se em engenharia agronômica pela Universidade de Munique, vindo para o Brasil após a 2ª Grande Guerra e sendo contratada em 1951 pelo Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícolas, hoje transformado no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia da Embrapa. Johanna foi a cientista brasileira com o maior número de citações em publicações indexadas internacionais.

Seus estudos sobre as bactérias foram fundamentais para que a agricultura brasileira diminuísse o uso de fertilizantes. O impacto imediato de suas pesquisas foi a economia brutal que pôde ser feita na cultura da soja, colocando o Brasil como um dos maiores exportadores mundiais dessa leguminosa. Outro impacto imediato foi a diminuição drástica da poluição das águas por fertilizantes agrícolas. O sucesso dessa estratégia tornou o Brasil o segundo maior produtor mundial, economizando mais de US$ 1 bilhão por ano em fertilizantes e tornando o produto nacional competitivo nos mercados internacionais.

A crise do petróleo dos anos 1970, o aumento da poluição causada pela maciça adubação, principalmente nos EUA, e o uso da técnica de redução do acetileno, que serve para se detectar a atividade das bactérias fixadoras, acabaram por atrair a atenção do mundo inteiro para o trabalho da dra. Döbereiner. O mundo científico começou a tentar entender os conhecimentos adquiridos e as experiências desenvolvidas pela dra. Johanna e sua equipe, especialmente no campo da pesquisa sobre a associação entre bactérias diazotróficas (fixadoras de nitrogênio) e cereais, gramíneas e tuberosas. Durante sua carreira, a dra. Döbereiner recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais. Era membro da Academia Brasileira de Ciências e foi sócia-fundadora da Academia de Ciências do Terceiro Mundo e da Academia de Ciências do Vaticano (Pontificia Academia SCIENTIARVM). A dra. Johanna Döbereiner faleceu no dia 5 de outubro de 2000, no Rio de Janeiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    Set 2003
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br