Acessibilidade / Reportar erro

Modelos de liberação do teste anticoagulante lúpico

RESUMO

Introdução:

Trombofilia é a suscetibilidade à trombose, de natureza genética, adquirida ou mista. Entre as causas adquiridas, destaca-se a síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) - doença autoimune caracterizada por anticorpos antifosfolípides, eventos trombóticos ou perda gestacional recorrente. O diagnóstico laboratorial baseia-se na detecção do anticoagulante lúpico (ACL), do anti-β2-glicoproteína 1 e da anticardiolipina; entretanto a execução do ACL ainda demanda uniformização. A última diretriz publicada pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) prioriza as etapas de triagem e confirmatória, em detrimento da mistura.

Objetivos:

Comparar as formas de liberação do ACL e adotar um protocolo de investigação em anuência às normas internacionais.

Métodos:

Trinta e seis amostras com resultados prolongados na etapa de triagem pelo ensaio do tempo do veneno da víbora de Russel (dRVVT) ou tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) foram submetidas às etapas de mistura (1:1) e confirmatórias com altas concentrações de fosfolipídios.

Resultados:

Para o TTPA, foram considerados positivos os valores cujo cálculo do índice de circulação de anticoagulante (ICA) resultasse superior a 15%. Para o dRVVT, utilizou-se também o valor da razão entre triagem e confirmatória. Das amostras testadas, 14 revelaram correção na etapa da mistura, mas somente uma resultou em pesquisa negativa.

Conclusão:

O cálculo do ICA auxiliou na identificação dos anticorpos fracos que possivelmente sofreram diluição na etapa da mistura. Não há um exame padrão-ouro para o diagnóstico da SAF, e a pesquisa do ACL ainda demanda uniformização da técnica e da interpretação.

Unitermos:
trombose venosa; aborto; anticorpos antifosfolipídios; anticoagulante lúpico

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br