Acessibilidade / Reportar erro

A influência de diferentes tipos de jejum no perfil lipídico em voluntários de um município do Rio Grande do Sul, Brasil

RESUMO

Introdução:

A determinação do perfil lipídico inclui dosagens de triglicerídeos (TG), colesterol total e frações do colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c). Esses parâmetros são muito valiosos na avaliação do risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Porém, alguns fatores pré-analíticos, como o estado de jejum, podem interferir nos resultados desses exames.

Objetivo:

Avaliar se existem diferenças significativas nas dosagens do perfil lipídico em amostras de sangue coletadas em diferentes períodos de jejum em homens e mulheres com ou sem diagnóstico de hipercolesterolemia.

Método:

Foram avaliados 50 voluntários de ambos os sexos, com faixa etária entre 22 e 86 anos. Foram coletadas informações sociodemográficas e duas amostras de sangue, uma com jejum prévio de 12 horas e outra pós-prandial, com posterior dosagem de colesterol total, HDL-c, LDL-c e TG.

Resultados:

Ao comparar os valores obtidos do perfil lipídico nas duas coletas, observou-se que o colesterol total e o HDL-c não apresentaram diferenças significativas nos sujeitos avaliados. Por outro lado, o LDL-c e o TG expressaram valores significativamente mais elevados na coleta realizada de forma pós-prandial, preferencialmente no grupo masculino.

Conclusão:

O conjunto dos dados obtidos sugere que os níveis de TG e LDL-c são as frações com maior suscetibilidade a variações quando são coletadas sem jejum prévio.

Unitermos:
jejum; período pós-prandial; lipoproteínas

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br