Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da interferência de plaquetas na contagem de reticulócitos por citometria de fluxo, utilizando laranja de tiazol

RESUMO

Introdução:

A contagem de reticulócitos por citometria de fluxo (CF) - um método de contagem automatizada - pode apresentar erros devido à presença de interferentes, contribuindo para uma ligeira elevação dos resultados. No entanto, os métodos automatizados possuem grandes vantagens em relação ao manual, tido como referência, o que justifica esforços para a melhoria de sua qualidade.

Objetivo:

Avaliar a interferência de plaquetas na contagem de reticulócitos por CF, utilizando laranja de tiazol (thiazole orange [TO]) (CF/TO).

Materiais e métodos:

O método de contagem de reticulócitos por CF/TO e um método equivalente automatizado modificado, no qual se excluíram células CD61-positivas (plaquetas) da análise (CF/TO/MOD), foram comparados com o método manual.

Conclusão:

Os resultados foram analisados de acordo com as recomendações do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) para avaliar a intercambialidade entre os métodos, por meio da análise de regressão linear e do teste t pareado. A exclusão de interferentes da análise dos resultados pelo método modificado demonstrou maior proximidade dos resultados com aqueles do método de referência.

Unitermos:
contagem de reticulócitos; citometria de fluxo; plaquetas

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br