Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação imuno-histoquímica da rota Hedgehog como potencial fator prognóstico no carcinoma hepatocelular

RESUMO

Introdução

O carcinoma hepatocelular (CHC) é a neoplasia maligna primária mais comum no fígado. O CHC se desenvolve gradualmente a partir de múltiplos estágios que controlam a proliferação e a apoptose. Na hepatocarcinogênese, múltiplas vias de sinalização já foram descritas, como a via Hedgehog (Hh). No entanto, poucos estudos investigaram a expressão de proteínas Hh como um potencial fator prognóstico no CHC humano. Este estudo teve como objetivo investigar a expressão da proteína Shh no CHC e correlacionar com características prognósticas clínicas e morfológicas do tumor.

Métodos

A expressão imuno-histoquímica da proteína Shh em tumor e parênquima cirrótico foi realizada em 36 amostras de CHC de pacientes submetidos a transplante hepático no Hospital das Clínicas - UFMG. Correlação entre a expressão e etiologia do tumor Shh, número de nódulos, tamanho dos nódulos, níveis de proteína alfa-feto (AFP), pontuação MELD, diferenciação tumoral e invasão vascular foram realizadas.

Resultados

Em nosso estudo, a marcação da proteína Shh aumentou gradualmente do parênquima normal para o cirrótico e neoplásico. Grau de diferenciação tumoral e invasão vascular foram correlacionados com alta expressão da proteína Shh (p = 0,014 ep = 0,003, respectivamente). As demais variáveis não apresentaram correlação estatisticamente significativa com a marcação de Shh.

Conclusão

A via Hedgehog tem importância na hepatocarcinogênese. O estudo imuno-histoquímico da via de sinalização Hh pode ter um papel promissor como fator prognóstico para CHC, principalmente devido à correlação positiva entre a expressão de Shh e o grau de diferenciação tumoral e invasão vascular.

carcinoma; hepatocelular; prognóstico; proteínas de ouriço; imuno-histoquímica

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br