Acessibilidade / Reportar erro

Quantificação de ganho ósseo em lesões centrais de células gigantes dos maxilares submetidas à corticoterapia intralesional

RESUMO

Introdução:

A lesão central de células gigantes (LCCG) é uma alteração óssea de etiologia desconhecida e comportamento clínico variado, que pode acometer os maxilares.

Objetivo:

Analisar radiografias provenientes de pacientes portadores de LCCG submetidos à corticoterapia intralesional, visando propor a quantificação de ganho ósseo pós-tratamento.

Métodos:

Foram selecionados 16 pacientes com diagnóstico microscópico de LCCG cadastrados nos arquivos do Hospital Batista Memorial de Fortaleza, Ceará, Brasil. Trinta e duas radiografias (16 iniciais e 16 finais) foram avaliadas por meio da média dos valores de pixels da região afetada pela afecção antes e após o protocolo completo de aplicação intralesional de corticoide (seis aplicações em intervalos quinzenais de triancinolona hexacetonida).

Resultados:

Dos pacientes submetidos à pesquisa, 14 (87,5%) apresentaram aumento da média dos valores de pixels - dado entendido como ganho ósseo - nas radiografias após tratamento com injeções intralesionais; apenas dois (12,5%) não apresentaram esse quadro. A comparação das médias dos valores de pixels entre os lados teste inicial e final mostrou p = 0,0027, o que foi estatisticamente significante, comprovando o aumento de densidade nas regiões estudadas.

Conclusão:

As ferramentas de análise de valores de pixels mostraram-se úteis na quantificação de ganho ósseo em pacientes submetidos à corticoterapia intralesional, devendo tais ferramentas ser mais exploradas e utilizadas no decorrer do tratamento como auxiliares na avaliação de sua eficácia.

Unitermos:
terapêutica; radiografia panorâmica; diagnóstico

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br