Acessibilidade / Reportar erro

Papilomavírus humano e coinfecção por Chlamydia trachomatis, Gardnerella vaginalis e Trichomonas vaginalis em amostras autocoletadas de mulheres profissionais do sexo da região Centro-Oeste do Brasil

RESUMO

Introdução:

O papilomavírus humano (HPV) está intimamente associado ao câncer cervical, e a presença de coinfecções, como por Chlamydia trachomatis, Gardnerella vaginalis e Trichomonas vaginalis, pode potencializar ou facilitar a infecção por HPV. As mulheres profissionais do sexo são consideradas vulneráveis à aquisição dessas infecções devido à exposição aos fatores de risco.

Objetivo:

Determinar a infecção por HPV, os tipos virais e as coinfecções em amostras autocoletadas de mulheres profissionais do sexo.

Métodos:

Amostras autocoletadas de mulheres profissionais do sexo, do canal vaginal e da cérvice uterina, foram submetidas a detecção do HPV-ácido desoxirribonucleico (DNA), genotipagem viral por reação em cadeia da polimerase (PCR) tipo específica e restriction fragment length polymorphism (RFLP) e detecção de coinfecção.

Resultados:

O HPV-DNA foi detectado em 19,4% das amostras, sendo os tipos HPV 31, 6 e 53 os mais frequentes. Houve predominância de HPV de alto risco (HR-HPV) e elevada presença de infecções múltiplas (84,6%). A presença de coinfecções foi observada tanto para HPV e C. trachomatis quanto para HPV e G. vaginalis. Observou-se também que mulheres profissionais do sexo que não fazem uso de preservativos e aquelas que não realizam o exame citológico rotineiramente estão predispostas à aquisição da infecção causada pelo HPV.

Conclusão:

Os resultados obtidos ressaltam a importância de estudos mais abrangentes entre as populações vulneráveis, objetivando estabelecer medidas para a conscientização sobre os riscos de aquisição das infecções sexualmente transmitidas, bem como auxiliar estudos futuros para introdução de vacinas contra o HPV com maior cobertura de tipos virais.

Unitermos:
infecções por papilomavírus; coinfecção; profissionais do sexo

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br