Acessibilidade / Reportar erro

Cinética das expressões de proteínas plasmáticas radioinduzidas do território cardíaco em eletroforese

RESUMO

Introdução:

A radiação de corpo inteiro induz alterações agudas e tardias no perfil proteico sanguíneo.

Objetivo:

O presente estudo tem como escopo analisar em cinética de tempo o perfil eletroforético de bandas de expressão das proteínas solúveis do sangue, na faixa de peso molecular superior e igual à albumina, moduladas por radiação ionizante no território cardíaco em modelo animal.

Materiais e métodos:

Animais foram expostos à radiação de Co-60, em dose de 5 Gy corpo inteiro. Foram coletadas amostras de soro sanguíneo em ratos Wistar isogênicos (no grupo-controle e no irradiado). Em uma cinética de tempo de 12, 24, 48, 72 e 96 horas e 35 dias pós-exposição, foram realizadas toracolaparotomias com anestesia profunda e, posteriormente, foi coletado 0,3 ml de sangue entre ventrículo esquerdo e artéria pulmonar. As amostras foram heparinizadas, sendo, em seguida, separados seus componentes por centrifugação. As bandas proteicas de peso molecular similar foram identificadas por eletroforese vertical a 10%, coradas com prata.

Resultados:

Os achados indicam alteração aguda sistêmica da expressão das proteínas de peso molecular superior ou igual à albumina em gel de acrilamida, representando supressão e aumento de expressões por meio da modulação de bandas preexistentes identificadas em cinética de tempo.

Conclusão:

Esses achados apontam tanto para uma alteração aguda modulada no tempo da expressão proteica quanto para uma alteração moderada tardia da expressão gênica.

Unitermos:
efeitos de radiação; albumina sérica; sangue; eletroforese em gel de poliacrilamida; eletroforese das proteínas sanguíneas

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br